segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMEÇOU O greNAL


No dia 25 de outubro, domingo ás 16:00 será disputado o clássico greNAL pelo campeonato brasileiro.Ou seja, faltam exatamente 34 dias para o maior clássico do Brasil.

Então vocês devem estar pensando: Se falta mais de um mês para o clássico porque o Felipe esta dizendo que começou o greNAL? Ele esta louco?!

Não leitores, eu não estou louco. Muito antes pelo contrário, estou bem consciente.

Vou explicar porque o greNAL já começou. A duas rodadas atrás a diferença entre Inter e Grêmio era de 10 pontos, isso mesmo 10 pontos. Hoje a distância entre as duas equipes é de apenas 4 pontos, e por isso se justifica a euforia tricolor e o abatimento colorado. Porém este campeonato esta matando de fome qualquer "vidente" ou "adivinhão", o Inter ganharia certo do Cruzeiro e seria líder, não ganhou. O São Paulo iria passar por cima do Santo André (eu mesmo disse isto aqui) e não passou. Goiás e Galo que já estavam sendo apontados como cavalos paraguaios venceram e voltaram forte para disputa.

A cada rodada o campeonato muda. Muda o favorito, muda o goleador, muda o melhor ataque, a melhor defesa, muda "tudo". O equilíbrio é absurdo neste ano e como disse o colega Fagner: Este é o melhor campeonato brasileiro da era dos pontos corridos.

Vamos voltar ao greNAL. Como falei anteriormente a diferença que era de 10 pontos caiu em 60% e hoje é de apenas 4 pontos. Se o Inter é candidato ao título brasileiro, e é, por que não dizer que o Grêmio também não é? Pelo menos na matemática é sim!

A questão é daqui para frente. Até o clássico a dupla terá 5 rodadas para se solidificar na disputa ou abandona-la de vez, seja por título ou G4. E sem sombra de dúvidas a sequência do Internacional é muito mais "tranquila" do que a do tricolor, pelo menos nos campos da teoria. Vamos a ela.

Internacional

Flamengo (casa)
Coritiba (fora)
Naútico (casa)
Atletico-PR (casa)
Fluminense (fora)

Grêmio

Goiás (fora)
Sport (casa)
Atletico-PR (fora)
Corinthians (fora)
Coritiba (casa)

O Internacional pega a rigor 2 jogos realmente difíceis, o Flamengo no Beira Rio, onde a vitória é mais que necessária para espantar o fantasma de jogar em casa. E o Coritiba no Couto Pereira, onde é sempre complicado jogar. Os outros 3 jogos são relativamente fáceis, e para quem quer ser campeão tem que encarreirar uma sequência de 3 vitórias, para chegar embalado no greNAL. Sendo otimista eu projeto 13 pontos em 15, e sinceramente mesmo com as más atuações coloradas nos últimos jogos, é difícil ser pessimista com esta sequência. Mas tudo pode acontecer.

Vamos ao tricolor. O Grêmio pega o Goiás em Goiânia embalado após a excelente vitória sobre o Corinthians. Jogo duríssimo! Pode ser um jogo emblemático para os anseios do tricolor no campeonato. Pelo histórico do Grêmio na competição não tem como apostar numa vitória gaúcha, pode até acontecer, mas o Goiás é franco favorito. Empate é um baita resultado para o tricolor.

Sport em casa é vitória do Grêmio, sem pestanejar. Atlético-PR na Arena sempre complica o Grêmio, e mais uma vez caímos na máxima do tricolor não ir bem fora de casa, o Grêmio até pode ganhar, mas eu não apostaria meu dinheiro nisso. Na próxima rodada vem o Corinthians no Pacaembú, e eu falar que será difícil é até redundante. E para fechar, o time do goleador Jonas recebe o Coritiba em casa, mais 3 pontos para tricolor. E o Grêmio chegará no greNAL embalado pela vitória.

Sendo assim eu apostaria que o Grêmio consegue 7 pontos em 15, duas vitórias e um empate fora.

Após toda esta projeção, caso isso ocorra o Internacional chegaria no greNAL com 56 pontos e provavelmente líder da competição. E o Grêmio com 46 pontos ainda na briga pelo G4.

Claro que tudo pode ser diferente, tanto para Internacional quanto para Grêmio. Inclusive vou repetir: Os "videntes e adivinhões" estão se ferrando nesse campeonato, mas como não gosto de ser da turma do "muro", prefiro me arriscar.

Esterei certo? Errado? Só no dia 27 de outubro saberemos...

E era isso!

Um comentário:

Unknown disse...

Como o Fagner já tinha dito e tu reforçaste no post: este realmente é o melhor campeonato de pontos corridos desde sua criação, pelo simples fato do equilíbrio entre as equipes.

Eu também me arrisco: acho que o Grêmio não embala e o Inter vai ser campeão.