segunda-feira, 6 de julho de 2009

LIDERANÇA ISOLADA E O ESQUEMA TÁTICO


O Internacional fez o que tinha que fazer, foi a Recife e venceu o Naútico sem maiores dificuldades e assumiu a ponta do Brasileirão de forma isolada. No final da rodada isso é que importa, porém na minha opinião os 3 pontos vieram mais pelas deficiências do futuro rebaixado Naútico, do que pelas próprias qualidades do Inter.

Os comandados de Tite demosntraram as mesmas dificuldades já conhecida pelos torcedores. Poucas diferenças foram apresentadas, para não dizer nenhuma, o que aconteceu de diferente foi que no 2º tempo o Kleber virou praticamente um meia esquerda e mostrou bom futebol. De resto a vitória passou passou pelo oportunismo de Nilmar e pela estrela de Andrezinho.

Andrezinho que vem sendo um dos jogadores mais importantes da temporada, e já esta na hora de se pensar na titularidade deste jogador. Muitas pessoas estão vinculando a possível titularidade de Andrezinho a saída de D'Alessandro do time, e não é por ai. O argentino visivelmente não esta em boa fase, mas alguém dúvida das suas qualidades? Ele já se mostrou importante e decisivo para o Inter, o mal momento passa.

Andrezinho deveria entrar na vaga de um jogador que sou fã: Magrão. Não por deméritos do Magrão, mas para o bem do esquema do time, já que tirar Guinazú da equipe é uma heresia. Três volantes complica a vida da criação da meia cancha.

O meu esquema seria com Sandro na primeira função e Guina na segunda função de meio campo. A frente dos dois volantes ficaria Andrezinho, D'Alessandro jogaria aberto pela direita e Taison aberto pela esquerda. E Nilmar seria o homem avançado pelo meio. Sim, este é o esquema do Corinthians de Mano Menezes que vem dando muito certo e dá uma serie de alternativas para a equipe.

Este esquema na verdade não foi inventado pelo Mano, o próprio Tite usou ele na Sulamericana em 2008, só que era Alex no lugar de Taison e o Edinho na frente da zaga dando mais liberdade para Guinazú e Magrão. No esquema que proponho jogariam Sandro e Guina nas "volâncias" para dar mais liberdade a Kleber pela esquerda e Bolivar pela direita. Eu sei que pedir para o Bolivar ser um jogador de linha de fundo, é o mesmo que pedir para uma ovelha voar, mas este problema só se revolve contratando um verdadeiro lateral. Caso contrário deixem o Bolivar ali mesmo.


Então, o que acham? Daria certo este esquema?

8 comentários:

Unknown disse...

Daria certo se o Tite, tivesse um lateral-direito de ofício e este juntamente com o Kléber, tivessem liberdade e qualidade para chegarem na linha fundo com efetividade para centrar.

Saudações...

Anônimo disse...

Mesmo com o Bolivar eu acho que deveria ser colocado em pratica. Até mesmo que o Bolivar não vá a linha de fundo, isso poderia ser compensado com o Kleber pelo lado esquerdo.

Enfim, o Tite precisa encontrar alternativas. O Inter segue sendo muito previsível e muito dependente da velocidade de Taison e Nilmar.

Unknown disse...

Mas faz tempo que o Taison está sem velocidade.

Unknown disse...

Felipe, é real que a Sulamericana vai levar pra Libertadores ?

Fagner Pereira disse...

Opinião minha, mas acho que o Nilmar não é jogador para jogar enfiado. Alecssandro faria melhor nesse esquema.

Anônimo disse...

Fernando, é o que dizem, mas não sei se já oficial.

Fagner, pode até ser. Mas o Nilmar joga muito de costas para gol por isso o colocaria ali.

O Taisno não perdeu velocidade, ele esta mal como D'ale. A diferença é que tenho certeza que o D'Alessandro vai superar isso por ser um jogador experiente, já o Taison ainda é guri e não esta com a carreira consolidada.

Diogo Souza disse...

Só daria certo se o Tite resolvesse abrir mão de colocar o Andrezinho na posição do Magrão que isso ja deu p ver que não deu certoo, Andrezinho rende como articulador...e o Taysson ta devendo faz tempo acho que tem que esquentar o banquinho um pouco e dar chance p outro!!

Anônimo disse...

O Taison esta mal, mas acho que a Recopa será uma grande chance para ele confirmar seu futebol. Ele que aproveite!