terça-feira, 8 de setembro de 2009

A ERA DUNGA


Quando Carlos Caetano, vulgo Dunga, assumiu o comando da Seleção Brasileira após o fiasco da Copa de 2006, eu dizia: - Vou torcer por ele, mas não vai dar certo!

Eu torcia pelo sucesso de Dunga como treinador da seleção devido a seu histórico como atleta, por ser um colorado e pelo homem de caráter que sempre foi. Porém na época eu tinha a convicção que não daria certo a empreitada do capitão do tetra diante da seleção, pelo simples fato da falta de experiência como treinador. Paulo Roberto Falcão tivera a mesma oportunidade de começar a carreira de treinador pelo "auge" da vida de um técnico e não havia dado certo, Falcão teve uma passagem pífia diante da seleção verde e amarela. Por que com Dunga seria diferente?

O tempo passou e com ele eu acabei deixando de torcer pela seleção justamente por causa do Dunga. A minha descrença se justificava devido as convocações feitas que eram totalmente exdruxúlas como Vagner Love, Afonsão, Fernando "Mimoso", Doni, etc. Mas principalmente pela insistência com Robinho, que por sinal continua sendo chamado e perdura como titular da seleção até hoje. Tenho verdadeiro "asco" desse jogador, pra mim a maior mentira do futebol mundial!

Além destes motivos eu realmente havia largado a seleção de mão devido as atuação paupérrimas, o Brasil jogava mal, não convencia ninguém. Vencia adversários fracos com um futebol muito pobre e se atrapalhava contra os mais fortes, como aconteceu no empate de 1 a 1 com a Inglaterra e com a derrota de 2 a 0 para Portugal de Felipão.

E a frustração das Olimpíadas de Pequin? Se somou a todas as minhas insatisfações em relação ao treinador, e eu comecei a literalmente a "secar" a Seleção Brasileira na esperança que a cabeça de Dunga rolasse, e quem sabe o Brasil ganhasse um treinador de verdade, por que não Muricy Ramalho...

Porém desde a goleada por 6 a 2 sobre Portugal, em Brasília no final do ano passado a seleção vem encantando o mundo do futebol. Venceu a Copa das Confederações onde todos davam como favorita a seleção espanhola, quebrou tabús históricos vencendo Uruguai e Argentina dentro de suas respectivas casas, e esta classificado para Copa do Mundo de 2010 faltando 3 rodadas para terminar as eliminatórias. Bem diferente das classificações de Parreira e Felipão, que viveram grandes dramas e quase ficaram de fora dos Mundiais.

E não posso deixar de lembrar que ele venceu a última edição da Copa América praticamente com uma seleção reserva goleando na final a Argentina por 3 a 0. Aliás desde que Dunga assumiu "los hermanos" só tomam saranda, uma em cima da outra.

O que eu posso dizer contra Dunga? A cada vitória, a cada taça erguida Dunga aponta pra mim e diz: - Cala boca Felipe!

Pois é, Dunga contrariou todas as espectativas, esta mais seguro do que nunca no seu cargo. Tem os jogadores na mão, esta fazendo a Seleção Brasileira jogar fácil, com imposição e vem colecionando vitórias. Graças ao trabalho de Dunga a Seleção Brasileira é franca favorita ao Mundial de 2010, só não trará o hexa se alguma tragédia acontecer.

Pra mim resta abaixar as orelhas e bater palmas para o treinador da Seleção Brasileira. Dunga ainda não conta com a minha torcida, mas apenas por um pequeno detalhe: Robinho. Enquanto este "estopor" estiver vestindo a camisa canarinho, Dunga não conta com minhas "mandingas" de torcedor. Já não seco mais, mas ainda não torço a favor. Mas como Dunga já me provou que não precisa do meu apoio, terei que aguentar o "Mentirosinho" na Copa de 2010 se consagrando nas costas de Julio Cesar, Lucio, Kaká, Luis Fabiano e cia...

Só falta sermos Campeões do Mundo com gol de Robinho...Ai sim, não poderei criticar em nenhuma vírgula o trabalho do gaúcho de Ijuí no comando da seleção.

Viva a era Dunga!

E era isso!

3 comentários:

Unknown disse...

Também tentei ir contra o capitão do tetra, mas não deu.

Em relação a Robinho, méritos pro Dunga também, que consegue ganhar as partidas jogando apenas com 10 em campo.

Anônimo disse...

Eu admiro o Luis Fabiano, aliás cheguei a conclusão que ele é o maior centroavante do mundo!

Joga sozinho na frente em todos os jogos pela seleção e faz gol tipo bixo! Imagina se tivesse um parceiro?!

Douglas Guidini disse...

Caraca....é realmente estamos de orelhas baixas perante a Dunga, mas ainda nao entendo nomes como G.Silva, Josue e principalmente "mentirosinho" como bem citado pelo Felipe. Mas como o Brasil tem milhoes de tecnicos claro que Dunga nao agradaria a todos. E fui.......