sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TÍTULO, G4 E Z4



Analisando os números pode se ver que após a vitória Palmeirense diante do Cruzeiro no Mineirão, as chances do alviverde paulista de ser Campeão Brasileiro em 2009 aumentaram substancialmente, segundo informações do matemático Tristão Garcia no site Infobola. O time do especialista em campeonato brasileiros Muricy Ramalho, tem 49% de chances de levar o caneco para o Parque Antártica.

As possibilidades do São Paulo ainda seguem sendo boas com 21%, já o Internacional após as duas derrotas despencou nas projeções do conceituado matemático. As esperanças do colorado se resumem a 12% seguido pelo Goiás com 10% de possibilidade. Grêmio, Avaí, Flamengo e Corinthians ainda tem chances, porém muito pequenas.

*****************
Para as vagas da Libertadores da América, o que é um campeonato a parte a briga esta mais acirrada. Mas mesmo que com mais candidatos em relação a luta pelo título, o grupo do G4 esta bem desenhado com Palmeiras, São Paulo, Inter e Goiás.

Os outros dois candidatos fortes que podem ingressar nesse grupo seleto são Atlético-MG e Grêmio, tanto os mineiros, quanto os gaúchos estão vivos e bem vivos na briga. Do Avaí que esta em 7º lugar, até o Atlético-PR em 13º, as chances começam a diminuir gradativamente. Dificilmente no final do campeonato a zona da Libertadores deixará de ser formada por 4 das 6 primeiras equipes da tabela.

*****************


Na zona da "desgraça", o chamado Z-4, duas vagas estão praticamentes asseguradas para a Série B do ano que vem, os donos das passagens são o Fluminense com 96% e o Sport Recife com 90% de chances de cair. Ou seja, se não estão ainda matemáticamente "degoladas", estas duas equipes já estão virtualmente rebaixadas.

Para as outras duas vagas, Botafogo e Santo André estão correndo sérios riscos. É muito improvável que os dois consigam se salvar, se acontecer, apenas um pode conseguir a salvação colocando o Naútico no Z-4 que esta com 50% de possibilidades de voltar para segundona.

Para que Botafogo e Santo André consigam permanecer no grupo de elite terão que além de passar por cima do Naútico superar o Coritiba quem esta com 25% de chances de cair.

Uma coisa é praticamente certa, ou cai dois cariocas, ou cairá dois pernambucanos. Para isso não acontecer, só um milagre.

*****************

CONCLUSÃO:

Com todos estes números você pode sonhar ou se desesperar conforme for seu time do coração. Ainda restam 13 rodadas para o término do mais difícil campeonato do mundo, muitas coisas podem acontecer. Os números, as projeções mudam de rodada em rodada, aumentando as emoções da competição. Ainda a tempo para grandes viradas na tabela, mas inegavelmente todas os benefícios e malefícios que o campeonato oferece já estão bem desenhados.

*****************

Conforme citado anteriormente, todos estes dados foram retirados do site Infobola.

*****************

E era isso!

Um comentário:

Unknown disse...

Bela lembrança Felipe.
O Infobola eu tenho lido diariamente e fica mais fácil escolher um tema pra escrever no blog.
O site é completíssimo e superatualizado.