sexta-feira, 20 de novembro de 2009

EM TEMPOS DE TWITTER, A SÚMULA AINDA É DE PAPEL...


Assistimos nesta última semana uma das maiores vergonhas já vistas na história do futebol mundial, a França através de um lance totalmente irregular garantiu sua vaga para a Copa do Mundo de 2010. Graças a mão de Thierry Henry, literalmente "a mão", os franceses estarão no mundial, enquanto os irlandeses ficarão por anos lamentando uma desclassificação que podemos no mínimo chamar de "equivocada".

Sinceramente não julgo a atitude de Henry, claro que ele agiu de má fé, mas quem já jogou futebol sabe que a "malandragem" faz parte do mundo da bola. E naquela altura do jogo, o atleta só pensa em vencer, seja a forma que for. Cabe aos homens do apito conter a tal da "malandragem". Mas neste fatídico episódio o árbitro e seus assistentes não podem ser culpados, dentro de campo era praticamente impossível ver o toque de mão do atacante francês. Ficou evidenciado que não houve qualquer intenção de "roubo", ou má fé da arbitragem, o que ocorreu foi um grande erro.

A discussão a partir de agora deve ser o que deve ser feito para diminuir a possibilidade destes erros, olhem o prejuízo que os irlandeses estão sofrendo, uma nação ficará fora de uma Copa do Mundo por causa dos caprichos da "Dona Fifa", que é totalmente avessa a utilização de recursos tecnológicos e dificulta qualquer tipo de implementação no esporte. Isso é de uma arrogância sem tamanho, todos esportes evoluem ao passar dos anos, já o futebol a mais de 100 anos é praticamente a mesma coisa. As mudanças realizadas em mais de um século de história, são muito poucas para tanto tempo de esporte.

Existem várias formas para se minimizar estes erros trágicos, poderia haver um quinto árbitro que ficasse a frente de um monitor, com direito a replay, para ser consultado em lances polêmicos. Tudo bem, concordo que em alguns jogos, principalmente de times menores existem poucas camêras e desta forma geraria um desiquilíbrio técnico. Mas em grandes jogos, em grandes competições não haveriam dificuldades para se implementar esta ferramenta.

Ou então por que não se coloca mais um assistente em cada linha de fundo? Ora bolas, um campo de futebol é muito grande para apenas um homem e dois bandeirinhas. Se houvesse mais um assistente em cada linha de fundo, hoje a Irlanda estaria na Copa do Mundo. Isso é fato.

E bola com chip? Onde está?

E o spray para marcação de barreira? Por que ainda não foi liberada para todas as competições?

Súmula preenchida em papel? Por favor, na época de Charles Müller já era assim. Em tempos de e-mail, msn, orkut, twitter preencher súmula a caneta é quase pré-histórico!

Fora que arbitragem nem profissionalizada é, mas isso é uma outra discussão.

Enquanto a FIFA e a International Board continuarem se escondendo atrás deste conservadorismo arrogante, continuaremos a assistir barbaridades cada vez piores no mundo da bola.

E era isso!

Nenhum comentário: