terça-feira, 28 de setembro de 2010

FORTE E VINGADOR, OU FRACO E SOFREDOR?



O futebol brasileiro tem uma peculiaridade muito característica, a paridade dos clubes. Basta ver o tabela do campeonato brasileiro que enxergamos isso rapidamente. É tudo muito igual, muito parelho. O título é disputado por 5 ou 6 equipes, e certamente até o final pelo menos umas 4 ainda terão chances de erguer o caneco do futebol tupiniquim.
E devido a tamanha igualdade é normal "todos" ganharem, se não ganharem pelos menos fazer boas campanhas uma vez que outra, e com elas elevar a moral dos seus respectivos torcedores.

Pois bem, então as vezes fico pensando: "O que acontece com o Atlético-MG? O famoso "Galo Vingador"...Por que esta sina de tregédias não sai dos arredores deste clube?"

Falta de torcida não pode ser, é de conhecimento de todos que a torcida atleticana é a que exerce maior pressão sobre seus adversários, que faz mais barulho dentro de um estádio. Jogar com o Mineirão lotado de atleticanos é muito complicado, todos sabem disso. A "galoucura" faz uma festa linda, de arrepiar.

A curiosidade é por que estes torcedores fazem tanta "festa" dentro do Mineirão, ou seja qual for seus domínios, se o clube não "vence" praticamente nada a 40 anos? Por que? São loucos? Masoquistas?

Eu pergunto e respondo: Pelo mesmo motivo que a Geral do Grêmio faz, ou que a do Vasco da Gama faz, ou então pelos mesmos argumentos que a do Palmeiras faz: Pela CARÊNCIA. E existem alguns outros clubes que também são assoleados de carência, não são apenas estes. Ou por qual motivo a torcida do Bahia lota as arquibancadas todos os jogos?

O fato é que estes torcedores não fazem "festa" nas arquibancadas como eu falei, eles manifestam tensão, gana, o desespero por um título! A vontade de ver seu clube ser grande pelos seus olhos e não apenas pelas histórias já "batidas" contadas pelos seus pais e avós. Histórias que ao invés de orgulhar até já irritam alguns torcedores castigados pelas infinitas derrotas.

Imaginem que torcedores de 40 anos de idade do Galo Mineiro jamais comemoraram algo realmente relevante, e pior que isso, assistiram seu arquival ser Bi-Campeão da América, Campeão Brasileiro, Campeão da Copa do Brasil, etc. Vocês tem noção do que é isso? Os atleticanos tem...

Isso é vida? O que uma nação inteira fez para merecer tanto castigo? Sinceramente, sinto pena destes torcedores.
Este ano então é algo para a NASA estudar, foi contratado Vanderlei Luxemburgo treinador de vasto currículo, grandes jogadores como Diego Souza, Daniel Carvalho, Ricardinho, Rever, etc. Somado a eles já tinha no clube Diego Tardelli que até na seleção Brasileira andou. E fora estes o restante do grupo é muito bom, um elenco que poderia tranquilamente estar disputando uma vaga para a Libertadores da América.

Mas ao contrário disto o Galo esta a 7 pontos do primeiro não rebaixado, ou seja, esta literalmente com a faca no pescoço. Falta muito pouco para que o clube entre na lista dos "virtuais" rebaixados.

Se não falta torcida, se não falta treinador, se não faltam bons jogadores, o que diabos falta então?!?!

Falta ao querido Atlético Mineiro um grande homem e não um grande treinador ou um grande jogador, falta um grande homem! Um presidente competente, que não seja apenas atleticano, por que isso o Kalil e outros que passaram nestes 40 anos são.

Além de atleticano este homem precisa ser inteligente e vencedor! Para arrancar definitivamente o DNA da derrota que corre nas veias do clube.

É uma pena testemunhar tantas tristezas, ano após ano. Eu que sou torcedor do Internacional e gostaria de um dia ver o Galo campeão. Imaginem os atleticanos...

E era isso!

Nenhum comentário: