quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LINHA DIRETA?

Que Renato Portaluppi é o maior ídolo da história do Grêmio ninguém discute, que Renato foi protagonista do maior feito da história centenária do clube também é inegável.

Renato enquanto jogador sempre honrou o manto gremista e mesmo quando saiu para defender outras cores nunca escondeu seu carinho pelo Grêmio.

O cara além de ter sido um grande atacante, decisivo, com força e rara habilidade sempre foi dono de um carisma peculiar. Era ousado dentro e fora das quatro linhas, e a mesma habilidade que tinha para entortar os zagueiros, também tinha para criar grandes polêmicas. Portaluppi foi e continua sendo uma entrevista marcante, todos repórteres adoram atiçar o ex-craque, porque sabem que dali pode sair uma manchete.

O eterno camisa 7 gremista desde que voltou ao estádio Olímpico para ser o treinador do clube, trouxe a confiança de volta ao torcedor, se ainda não trouxe títulos, pelo menos devolveu o orgulho do gremista de volta. Renato fez isso, fato. Não há como contestar.

Porém venho observando que o treinador esta ultrapassando os limites do vestiário, a impressão que me passa é que existe uma ligação direta no organograma gremista: Renato => Odone. Quando o correto seria que entre os dois existisse o vice presidente de futebol e seus assessores.

Antonio Vicente Martins, o AVM, vem sendo engolido por Portaluppi. Um exemplo foi dado nos últimos dias quando o treinador declarou com um tom irônico, que AVM "pediu" a ele para viajar ao interior acompanhando a equipe. Ora bolas, e tem que pedir?!

HOJE, Renato antes de ser uma lenda gremista, é funcionário do Grêmio! AVM manda em Renato e fim de papo, e não ao contrário.

Antes disso o treinador havia se envolvido (intrometido) na negociação de Ronaldinho com o Grêmio, primeiro disse que R10 já era 90% do Grêmio. E quando começou ver a "vaca indo pro brejo" afirmou que viria a Porto Alegre para RESOLVER a situação do Grêmio com Ronaldinho.

Resumo da ópera, nem Ronaldinho estava 90% no tricolor e nem Renato vindo pessoalmente ao Olímpico durante as férias resolveu a situação. O final deste episódio todo mundo já sabe: Ronaldinho na Gávea.

Óbvio que Renato é importantíssimo para o Grêmio, sua fase como treinador é magnífica, todas ou quase todas suas decisões dentro de campo vem sendo acertadas. Mas Renato é o TREINADOR, e ponto final. As outras incumbências devem ser exercidas por aqueles que são competentes para isso, ou pelo menos receberam do clube autonomia para tal.

O Grêmio esta ficando cada vez mais refém da marca do ídolo, isso não é bom. O clube é maior que qualquer figura, seja ela jogador, treinador ou presidente.

Ou AVM toma as rédeas do vestiário e coloca "cada pingo no seu i", ou logo ali adiante o estouro vai ser grande.

Para finalizar deixo uma pequena lembrança para refletirmos sobre o assunto: O contrato de Renato não prevê multa recisória, nem para um lado, nem para o outro.

E era isso!

Nenhum comentário: