quinta-feira, 10 de março de 2011

TUDO É FESTA? SERÁ?


Antes de qualquer outro comentário venho através deste espaço parabenizar o Grêmio pela conquista da taça Piratini, mesmo que ainda não seja o título do campeonato, o tricolor fez a sua parte. O Mestre Claudio Cabral costuma dizer o seguinte: - "Pior que vencer o Gauchão é perder o Gauchão". Portanto, os gremistas fizeram por merecer e já estão na final da competição. Parabéns.

O mais importante para a torcida é a conquista, mas para o bem da nação azul é fundamental que para os profissionais do clube o mais importante seja a FORMA que o Grêmio conquistou o primeiro turno, e não a taça em si.

A verdade nua e crua é que o time em 2011 ainda não convenceu ninguém, ou pelo menos aqueles que enxergam futebol de maneira mais lúcida. As vitórias estão acontecendo, é verdade, mas o tricolor vem “parindo um milheiro de tijolos” para bater adversários como: Oriente Petreolero, Leon de Huánuco, Caxias e outras “potências”.

Não sei até que ponto a “vitória” contra o Caxias foi boa, será que uma derrota não abriria os olhos da torcida, imprensa e também do próprio Grêmio? É de se pensar...

Renato já demonstrou qualidades e tem um detalhe fundamental que acompanha sua trajetória: O cara tem estrela. Mas já é hora sim de haver cobranças contundentes sobre seu trabalho, estamos em Março e o Grêmio tem apenas uma jogada: Bola parada na intermediária cobrada na direção do goleiro para alguém dar uma casquinha de cabeça. E era isso, mais nada.

Renato precisa administrar vaidades e ele sabe fazer isso, falta colocar em prática. Dois exemplos de vaidades mal administradas:

- André Lima e Borges juntos não servem, a Libertadores esta provando isso. Borges é o titular, fim de papo.

- Carlos Alberto esta sendo queimado porque esta sendo mal escalado, ele joga na posição do Douglas, se Douglas é titular logo CA19 é banco.

Não dá para querer escalar todo mundo, principalmente quando os jogadores possuem características parecidas como estes citados. Cabe ao treinador administrar “beicinhos” e “carinhas feias” de quem fica de fora. Paciência.

Outra situação escancarada é a insistência no lateral Gilson, Renato na intensão de ajuda-lo esta o prejudicando. Logo o garoto não terá mais clima com a torcida e isso pode até comprometer a sua carreira. Neste momento a vez é de Bruno Collaço.

Por fim gostaria de chamar a atenção para uma situação que não envolve diretamente o treineiro gremista, mas sim o dono da camisa 1. Já não é de hoje que venho alertando sobre as falhas constantes de arqueiro Victor. Ontem nas penalidades aconteceu a consagração, mas durante os 90 minutos Victor falhou nos 2 gols do Caxias.

É claro que é difícil criticar um jogador da estirpe de Victor, tecnicamente ele é extraordinário, mas que falha e deve ser cobrado por seus erros. Um goleiro de seleção brasileira não pode falhar em momentos decisivos como SEMPRE acontece com Victor. Não sei o que acontece com este rapaz, mas o fato é que na “fumaceira” o goleiro gremista deixa de ser um diferencial da equipe e se torna um jogador comum.

Por falhas bem parecidas Renan quase foi crucificado em praça pública, mas o “Victor é de seleção” né? Fazer o que...

E era isso!

Nenhum comentário: