sexta-feira, 15 de abril de 2011

IMPROVISAR SIM, INVENTAR NÃO!



A ideia de Renato foi boa, a execução foi trágica. Escalar Gabriel na meia na ausência de Douglas não é loucura não, até porque Mario Fernandes é um jogador que apesar de zagueiro vai muito bem de lateral direito, e o próprio Gabriel tem bastante qualidade na armação das jogadas. O problema é você fazer isso em um jogo de Libertadores fora de casa, sem JAMAIS ter treinado esta alternativa.

Renato no último treino havia colocado Vinicius Pacheco por ali, e na hora do jogo resolveu “inventar” Gabriel. Não é errado improvisar, desde que previamente o atleta improvisado e toda equipe seja preparada para isso. O melhor exemplo disto achamos dentro do próprio Grêmio: Lúcio. Renato aos poucos foi preparando o jogador, até que ele se firmou de vez na meia. Já Gabriel foi "atirado no meio de campo", não tinha como dar certo.

O fato é que o Grêmio foi goleado por uma equipe BOLIVIANA que já estava eliminada e com 5 jogadores reservas. E vamos lembrar que este mesmo Oriente Petroleiro esteve no Olímpico e só perdeu por que foi dado um penalti inexistente, até ocorrer o erro da arbitragem os Bolivianos estavam neutralizando o tricolor dentro de casa. Sejamos sinceros, não pode um time de tão pouca tradição causar tantas dores de cabeça ao torcedor gremista, algo esta errado.

O grupo em que o Grêmio fez parte é o mais fraco da competição ao lado do grupo do Internacional. Já se passou toda a primeira fase da Libertadores da América para o tricolor, o time fez apenas um jogo de bom nível, apenas um. Fora de casa foram três jogos, resumidos a duas derrotas e um empate. Para quem sonha com título é pouco, e bota pouco nisso.

Na próxima fase a certeza é que virá um adversário mais forte e a partida de volta, ou seja, a decisão, será longe do Olímpico. E ai como vai ser? Vou mais longe, será que mesmo jogando ao lado de sua torcida o Grêmio conseguirá fazer um resultado satisfatório para buscar a classificação fora? Alguém tem convicção disto? Eu não.

Renato deve ser isentado, mas a direção deve ser cobrada em relação ao elenco que foi colocado a disposição do clube. Sairam Jonas, Fabio Santos, Paulão, André Lima esta lesionado e não vieram reposições altura. Porém não há dúvidas que Renato deve receber cobranças pela performance da equipe, mesmo com estes jogadores o Grêmio tinha por obrigação jogar mais, e por consequência ser o líder do grupo, repito: OBRIGAÇÃO.

Já esta mais do que na hora do tricolor acordar em 2011, caso contrário o sonho do TRI vai terminar logo ali.

E era isso!

Nenhum comentário: