domingo, 11 de outubro de 2009

O ROBINHO DO BEIRA-RIO


O garoto da foto acima no primeiro semestre deste ano empilhou gols e foi o grande jogador colorado, teve um destaque maior inclusive que o próprio Nilmar dentro do Internacional. Estava ali então o grande craque do centenário, estava ali a reposição de Alex e até mesmo a reposição da eminente venda de Nilmar.

A direção colorada apostou em Taison, Tite apostou em Taison, a torcida apostou em Taison, a imprensa apostou em Taison, ou seja, todos os segmentos acreditaram que Taison seria a "fera do Beira Rio" em 2009.

Porém o guri que veio das periferias de Pelotas para o mundo da bola, se transformou no "Robinho do Beira Rio", um jogador com ferramentas, com grande capacidade, um atleta que tem todas as características para se tornar diferente. Porém a dura realidade é que tanto Taison, quanto Robinho, atualmente não decidem absolutamente nada!

A diferença é que Robinho já conquistou muita coisa na carreira, deu títulos ao Santos, jogou pelo Real Madrid, disputou Copa do Mundo e para o desespero de muitos (inclusive meu) é titular da Seleção Brasileira, ou seja, o "Mentirosinho" já tem uma carreira consolidada. Enquanto Taison ainda é apenas uma promessa de grande jogador, nada mais do que isso.

Não gosto de rotular, não gosto de julgar, procuro preservar a vida pessoal dos profissionais quando falo sobre eles. Porém, jogadores de futebol de grandes clubes são figuras públicas e a cobrança sobre sua postura fora de campo existe, quer queiram ou não queiram. Não posso afirmar nada, não sei se Taison na suas folgas vai pra Igreja ou se vai pra balada, se vai visitar a família ou se acaba se perdendo pelas tentações da vida que surgem na vida dos jogadores de futebol. Realmente não sei, o que sei é que alguma coisa esta acontecendo com Taison, e isso é fato. O futebol do garoto sumiu! Inexiste! Virou poeira!

Vejamos, hoje o Internacional tem 48 pontos e esta a 6 pontos do líder, uma ótima campanha considerando a dificuldade que é o Campeonato Brasileiro. Mas alguém dúvida que se Taison confirmasse o que prometeu no primeiro semestre o Inter poderia ser líder da competição até com um certa folga? Eu não tenho dúvida alguma.

Não me entendam mal, não estou colocando toda a responsabilidade sobre os ombros do garoto, o Inter poderia estar na ponta da tabela mesmo com o Taison jogando esta bolinha enfadonha que ele vem apresentando. Mas é inegável que por toda a confiança que foi depositada nele, Taison deveria estar mostrando mais, e bem mais.

Taison me dá a impressão que esqueceu suas origens, parece que perdeu a humildade em algum lugar e não achou mais. Parece que esqueceu que é profissional a pouco mais de um ano, que ainda não fez praticamente nada no futebol. E o mais importante, parece que se esqueceu que ainda não fez nada realmente importante pelo Internacional.

Podem ter uma certeza: Ou o garoto coloca a cabeça no lugar e reencontra seu futebol, ou será mais uma eterna promessa que se perderá pelas armadilhas do mundo da bola.

E era isso!

Nenhum comentário: