domingo, 9 de maio de 2010

CHEGOU A HORA!


Já coloquei aqui no blog quem seriam os 23 jogadores que EU convocaria para a Copa da África (CLIQUE AQUI para conferir). Mas o que interessa mesmo é quem o Dunga irá levar ao Mundial, e não quem eu ou você achamos que deva ir. Não é?!

Então por este motivo resolvi tentar desvendar a convocação do treinador da seleção brasileira. Ou seja, quem eu acho que realmente será chamado na próxima terça-feira, dia 11 de maio.

Tentei seguir a linha de raciocínio do treinador da nossa seleção e levar em consideração o que ele vem fazendo nos últimos 4 anos. Pensando desta forma chegamos em 17 nomes certos, são eles: Julio César, Doni, Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kaká, Elano, Júlio Baptista, Luis Fabiano, Robinho e Nilmar.

Destes 17 nomes vejo que apenas 2 podem correr algum risco de não ir a Copa, mas muito pequeno, são eles: Michel Bastos por ser novato na seleção, mas como a lateral esquerda esta sem dono ele deverá ser chamado. Outro nome que na minha opinião corre um pequeno risco é Julio Baptista, mas este só não irá se Dunga levar alguma "surpresa", tipo: Neymar ou Ganso.

O 18º nome desta lista de nomes "certos" poderia ser o de Adriano, que foi presença certa nas últimas convocações. Porém o "Imperador" tem sim uma pequena chance de ficar de fora devido a sua atual temporada que não vem sendo boa principalmente pela sua conturbada vida pessoal.

Continuando, se existem 17 jogadores com seus passaportes carimbados para África, sobram 6 vagas. E os principais candidatos a elas são: Gomes, Victor, Gilberto, Thiago Silva, Miranda, Ramires, Kleberson e Adriano. Então temos 8 nomes para 6 vagas, porém eu elevaria o número de candidatos para 9, pois acho que teremos uma supresa nesta convocação, apenas uma: Ronaldinho Gaúcho.

Algo me diz que Dunga irá se render ao camisa 80 do Milan para não ficar refém da inspiração de Kaká. Desde que assumiu a seleção Dunga se mostrou conservador e fiel aqueles que "fecharam" com ele, então Ronaldinho é minha única aposta de supresa para a lista final. Não acredito que ele levará Ganso ou Neymar, muito improvável.

Tenho a opinião que irá ocorrer uma NÃO convocação marcante, será a do goleiro Victor do Grêmio. Eu particularmente o levaria sem dúvida alguma, porém Gomes vem jogando muito na Inglaterra e Victor em relação a ele mesmo caiu consideravelmente em 2010. Sendo assim eu aposto que Gomes irá para terceira vaga de goleiro, já que Doni sempre teve cadeira cativa entre os convocados.

Sem mais delongas vamos a provável lista de Dunga:

GOLEIROS: Julio César, Doni e Gomes.

LATERAIS:
Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto.

ZAGUEIROS:
Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão.

VOLANTES:
Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kleberson.

MEIAS:
Kaká, Elano, Júlio Baptista e Ronaldinho.

ATACANTES: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Adriano.

Tenho quase que absoluta convicção que estes serão os 23 homens eleitos por Dunga para defender a camisa verde amarela na Copa do Mundo. Porém tenho apenas uma dúvida: Ramires. Se Ramires for, ou não vai Ronaldinho, ou não vai Kleberson. De resto podem apostar, será isso ai mesmo.

Outro desafio é tentar adivinhar quem será o "cortado" da Copa, nas últimas Copas sempre alguém se machuca e é cortado as vésperas do Mundial. Quem será o pé frio da vez?

Agora é aguardar para ver se consegui desvendar o que se passa na cabeça do Carlos Caetano, vulgo Dunga.

E era isso!

3 comentários:

Anônimo disse...

2 erros: Ronaldinho e Adriano.

Sendo que fiz uma ressalva em relação a Ramires X Ronaldinho...

Fui bem né?

;o)

fjurandyr disse...

No ínicio do mandato de Dunga como técnico da seleção brasileira, me lembro como se fosse hoje que ele disse o seguinte:

"é preciso convocar aqueles jogadores que estão melhores no momento". Tudo é uma questão de momento, se o jogador está bem, é ele quem deve representar o brasil na seleção". - Se não foi com essas palavras, deu a entender justamente isso.

A copa do mundo se jogo em UM MÊS. Esse é o momento do Neymar e do Ganso (veja, sou corinthiano).

No caso, ele está se contradizendo.

A verdade é que o Dunga se comprometeu com esses jogadores. Só que existem melhores, e, aqueles que estão jogando melhor NO MOMENTO, é quem deveria representar o País. Incluo aí até mesmo o Ronaldinho Gaúcho que está "comendo a bola".

Outro argumento, é no sentido de que o Neymar e o Ganso não foram testados, nunca jogaram lá fora, etc. Pergunto: Com essa bola que estão jogando, precisa de teste? Alguém acha que eles iriam "tremer". Para com isso...

Deixar descontente um ou outro jogador da "panela", por conta de uma alegria de poder contar, mesmo que no banco, com jogadores desse nível, é brincadeira.

Vamos supor que o Brasil esteja jogando com a Itália, e esteja perdendo o jogo no primeiro tempo por 2 x 0. Aí você olha no banco, é o que tem?...E se o Cacá se machucar de vez, quem vai armar as jogadas? Não poderia ser o Ganso? E se o Luiz Fabiano não estiver em um bom dia. O neymar não faria uma boa dupla com o Robinho?.

Bom. Essa é a minha opinião. O brasil não está levando os melhores, apesar do Dunga ter "vendido" essa idéia no início. Diz que é coerente, mas, na verdade, não é. Tem medo. E mais, é uma oportunidade única para o Brasil dar um show nos gringos. Agora só daqui a 4 anos, e, isso, se eles estiverem bem...FALEI...

Anônimo disse...

Obrigado pela participação Jurandyr, faço a convite para se tornar um seguidor do blog e participar sempre que possível.

Sobre a convocação, eu levaria Ganso e Neymar, mas o argumento de que não foram testados acho aceitável. Até pq a mostra deles na seleções de base não foram "boas".