domingo, 29 de agosto de 2010

UM POUCO DE ÂNIMO


O empate do Grêmio na Arena da Baixada, pode ter mais de uma leitura. A primeira delas é a soma de um ponto, junto com o fato de não perder mais jogo. Na situação atual tricolor somar pontos jogando fora de casa é fundamental, ou melhor, no sistema de pontos corridos se não buscar bons resultados fora de casa a campanha fica comprometida, seja qual for o objetivo da equipe.

O que se viu em Curitiba deu um pouco de animo ao torcedor gremista, parece que o time de Renato começa a tomar um certo rumo, mesmo que ele tenha cometido alguns erros banais. Como deixar Adilson no banco para improvisar Gilson que é lateral esquerdo (e que ninguém conhece), no meio de campo. Outro erro foi ignorar Maylson e não deixa-lo nem no banco, Maylson esta longe de ser solução, mas também não pode ser desprezado do banco de reservas.

Uma pergunta: Não tem nenhum zagueiro nas categorias base do Olímpico que jogue mais que o Wilson?

Se não tiver, que dispensem o mais rápido possível todos os zagueiros da base gremista. Se não jogam mais que o tal do Wilson, meu Deus, oremos.

Outra leitura que podemos e devemos fazer é que a equipe do Atlético-PR é fraca, o time de Carpegiani só tem um objetivo na competição: Não cair. Então o crescimento do Grêmio pode também ter sido devido a fragilidade do adversário. Ou seja, sem empolgação torcedor, muita calma nessa hora.

O fato é que a posição do Grêmio na tabela não condiz com a qualidade dos seus jogadores, pelo menos no papel é uma equipe forte. Ou alguém discorda da qualidade de Victor, Gabriel, Souza, Jonas e Borges? Além destes, o Grêmio ainda conta com jogadores como Rochemback, Adilson, Leandro, Maylson, Mario Fernandes, Willian Magrão, etc. Não coloco Douglas nesta lista, por que particularmente acho este jogador um "baita vigário", enganador, um atraso para o Grêmio.

Mas olhando os jogadores a disposição no plantel gremista, se não é um grupo para ser campeão brasileiro, também não é um grupo de jogadores para ser rebaixado. Claro que existem algumas carências, mas o Botafogo, o Avaí e o Ceára também não tem carências? Todos eles possuem muito mais necessidades técnicas que o Grêmio, e os três clubes fazem campanhas bem melhores que a do tricolor do Rio Grande. São apenas exemplos, já que não vamos esquecer que atualmente existem 16 clubes a frente do Grêmio na tabela.

Esta nas mãos de Renato Portaluppi, se ele fizer sua parte o Grêmio pode até crescer na competição e beliscar algo maior. Mas se ele resolver ser Renato "Professor Pardal" como foi hoje, hummmm...Ai ele vai complicar a vida tricolor.

E era isso!

Nenhum comentário: