segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FIM.

Hoje, 14 de Fevereiro de 2011 chegou ao final uma das maiores carreiras, se não a maior, que presenciei até então. Ronaldo Nazário abandonou o futebol.

Ronaldo é o maior exemplo de superação de um atleta que já vi, passou por inúmeras lesões graves, cirurgias delicadas, recuperações demoradas e dolorosas, mas sempre deu a volta por cima. Em 2002 o craque vinha de um longo e difícil tratamento ligamentar, na época muitos descartavam Ronaldo, não acreditavam mais no Fenômeno. Felipão acreditou, e ele não decepcionou. Com todo o seu talento, garra e superação ganhou a Copa do Mundo para o Brasil, enfim éramos Penta Campeões Mundiais.

Ronaldo foi o cara que mais vi fazer coisas espetaculares, façanhas inigualáveis. Um jogador que em 18 anos de carreira não conseguiu chegar a 700 jogos e fez quase 500 gols merece respeito, e muito respeito.

Mais impressionante que a figura do craque, é a figura do homem. Ronaldo sempre recebeu uma cobrança desumana, cobranças que qualquer outra pessoa não suportaria. Fora toda a pressão de ser um “super craque” e não ter o direito de errar, muitas vezes Ronaldo foi criticado inadequadamente, foi humilhado, foi alvo de chacota, teve sua vida pessoal exposta, etc. Mas jamais, em momento algum fugiu da raia ou perdeu a serenidade. Soube absorver todas as críticas, justas ou injustas. Ronaldo aguentou tudo “no osso”.

O cara não é um ídolo brasileiro, ele é um ídolo mundial! Foi eleito 3 vezes o melhor jogador do mundo, conquistou fãs em todos os continentes, é um dos rostos mais conhecidos do planeta, até embaixador da ONU ele virou!

Neste momento tão difícil na vida de um atleta, Ronaldo merece carinho e agradecimento. E quem mais deve isso ao craque é o povo brasileiro. Um povo tão identificado com as histórias de superação de Ronaldo, mas que muitas vezes parece que esqueceu de tudo que o Fenômeno passou, e o tratou como um qualquer.

A história de Ronaldo merece uma reflexão. Está mais do que na hora do BRASILEIRO aprender a respeitar seus ídolos. Durante sua carreira o Fenômeno encheu o povo brasileiro de orgulho, nos deu vitórias, títulos, inúmeras alegrias. E quando ele mais precisou de carinho em retribuição a tudo que fez, grande parte da nação verde e amarela simplesmente o tachou de "GORDO".

Alguns não fizeram “nada” e são tratados como “Deuses”, outros conquistaram “tudo” e são “ridicularizados” sem dó e nem piedade. Isso se chama injustiça.

Ronaldo não foi apenas um jogador de futebol, foi um herói.

Valeu Fenômeno!

E era isso!

Nenhum comentário: