quinta-feira, 21 de abril de 2011

AGORA É "ÀS GANHA"!


Estão definidas as oitavas de final da Copa Libertadores da América, edição 2011.

As classificações de Santos e Fluminense encorparam a competição, dois clubes grandes de muita tradição que estão em processo de transição no comando técnico de suas equipes.

O fato é que seus adversários tiveram a oportunidade de "mata-los", não fizeram, agora que aguentem. Os caras ganharam muita moral e irão para oitavas com o espírito renovado. E a partir de agora zera tudo, esta todo mundo nas "mesmas condições".

O Flu vai enfrentar o sempre perigoso Libertad e o Santos terá pela frente um gigante mexicano, o América. O Santos deve passar, já o Fluminense não tenho tanta certeza.

O Cruzeiro, melhor time da competição até agora, pega o Once Caldas e deve se classificar sem maiores apuros.

Vamos a dupla grenal.

O Inter foi favorecido pelo fato de que não será necessário realizar uma longa viagem, irá jogar "ao lado" de casa contra o tradicional Peñarol. O time uruguaio vem em um processo de volta ao cenário do futebol internacional. Pela campanha realizada na primeira fase é difícil prever o que podem apresentar, o Peñarol perdeu jogando em casa, mas também venceu fora do seus domínios. Pelo atual momento colorado, acredito que o primeiro jogo que será fora do Beira-Rio deve ser tratado com muita atenção, vai ser peleia. Confio na classificação vermelha.

Já o Grêmio vai enfrentar um adversário conhecido, a Universidad Católica, um clube que volta e meia aparece no caminho da dupla grenal, e sejamos sinceros, nunca se cria. Igualmente ao Peñarol, a equipe chilena fez uma campanha irregular na primeira fase. Chama a atenção que das três vitórias, duas foram longe de casa, fora do Chile a equipe ainda não perdeu. Por outro lado a única derrota do time foi em casa, ou seja, uma campanha um tanto quanto contraditória. Como o Grêmio fora de casa vem conquistando resultados pífios, deverá tratar de conseguir uma boa vantagem no primeiro jogo para ir ao Chile com maior tranquilidade. Acredito que o tricolor se classifique.

E por fim o melhor. Se Inter e Grêmio passarem para a próxima fase, teremos GRENAL nas quartas-de-final, "só isso". Um GRENAL pela Libertadores da América? Dá para imaginar isso sem sentir um frio na barriga?

Será o maior confronto da história do futebol brasileiro, a maior rivalidade do Brasil se enfrentando na maior competição continental.

Arrisco a dizer que, aquele que vencer este embate irá sentir a sensação de dever cumprido, e o que vir pela frente será lucro. Já o derrotado irá carregar uma cicatriz de ferro quente "na paleta" para o resto da sua história. Não tenho dúvidas em afirmar que a dor de quem perder será infinitamente maior do que a alegria de quem passar para a semi-final, isso é claro se os dois chegarem as quartas.

Nas próximas duas semanas viveremos uma angustia terrível pela expectativa do possível confronto. É um encontro que todo colorado ou gremista sempre idealizou em seus debates futebolísticos: - Imagina um grenal na Libertadores?

Para aqueles apaixonados de verdade, torcedores de coração e alma, tanto azuis quanto vermelhos, não importa. Ao receberem esta indagação, eu garanto que TODOS, sem exceções, repito: TODOS. O primeiro sentimento que surge antes da coragem, da vontade de vencer, da gana, antes mesmo do sangue subir aos olhos... O primeiro sentimento é MEDO.

Estamos na eminência deste acontecimento histórico. Estamos na eminência de enfrentarmos nossos medos. Haja coração.

E era isso!

Nenhum comentário: