domingo, 10 de abril de 2011

LUAN SANTANA OU FRANK SINATRA?


Com a chegada de Falcão para ser o novo treinador do Internacional e por obra do destino Renato Portaluppi ser o atual comandante gremista, o Rio Grande do Sul começou a ferver.

Ambos são ícones na história da dupla, grandes ídolos, talvez os maiores. E a comparação entre suas carreiras como jogadores é inevitável neste momento, pelo menos em solo gaudério.

Por mais que tentarmos ser políticos e isentos, não existem comparações entre Falcão e Renato pelos atletas que foram. Qualquer tipo de paralelo entre eles é descabido, quase que uma anedota. Primeiro, é uma comparação difícil porque eram jogadores de diferentes posições. E mesmo não levando isto em consideração, não há como confrontar suas trajetórias. É o mesmo que comparar Luan Santana com Frank Sinatra, o primeiro é um "ídolo" nacional (infelizmente diga-se de passagem) e outro é uma lenda mundial.

Renato foi um grande jogador, se não era craque, digamos que era um semi-craque. Era um atacante que nos dias atuais não temos no futebol brasileiro, unia velocidade, habilidade, com muita força. Durante sua carreira quase sempre foi um atacante decisivo (atentem para o QUASE). Portaluppi realmente era diferenciado. Arrisco a dizer que se jogasse atualmente poderia até ser titular da seleção brasileira de Mano Menezes. Na sua época nunca foi titular da seleção apesar das frequentes convocações. Por falta de sorte, Renato foi da mesma geração de outros grandes atacantes, tínhamos Casagrande, Careca, Romário, Bebeto, Muller, etc. Saudades daquele tempo, existiam bons atacantes para dar e vender no futebol brasileiro e Renato Gaúcho ou Carioca como queiram, era sem dúvida um dos maiores.

Não tive a oportunidade de acompanhar a carreira de Falcão, sou de uma geração mais nova... Mas e dai? Também não vi Pelé e sei que ninguém chegou perto do Rei.

Mesmo reconhecendo toda a capacidade de Renato, não há como compara-lo ao Rei de Roma. Falcão frequenta listas dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol mundial, se Renato foi "craque" para alguns, Falcão foi gênio. Falcão em Roma é Rei! E vocês sabiam que Renato também jogou no Roma? Pois é, poucos sabem. Portaluppi foi um fiasco completo com a camisa que Paulo Roberto Falcão virou lenda e é ídolo até hoje.

Falcão foi titular absoluto na seleção da Copa de 82, talvez a maior seleção de todos os tempos. Naquela Copa ganhou a Bola de Prata, perdendo a Bola de Ouro para Paolo Rossi por questões "políticas", afinal de contas normalmente o eleito a melhor jogador da Copa do Mundo faz parte da seleção vencedora. E naquela edição para a infelicidade do futebol mundial o time comandado por Telê Santana não levou. Um crime, talvez o maior de todos os tempos.

Já a trajetória de Renato com a camisa verde e amarela foi tímida. Não chegou a ir a Copa de 86, abandonou a delegação após seu companheiro e amigo Leandro ser cortado por Telê. E em 1990 na famosa "era Dunga" o atacante foi reserva, um mundial para ser esquecido pelos brasileiros.

Estas são apenas algumas das razões para não cometermos tamanho disparato, existem outros diversos motivos que poderiam ser citados aqui que ridicularizariam o paralelo entre estes ícones da dupla grenal.

A verdade é que aqui no Rio Grande a crônica esportiva trata esta comparação de maneira "isenta" para não magoar os torcedores gremistas. Se cruzarmos as fronteiras gaúchas, e em qualquer lugar do planeta perguntarmos: Quem foi melhor, Falcão ou Renato?

A resposta normalmente será: Quem é Renato?

Não se compara o incomparável.

E era isso!

Nenhum comentário: