quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PAULO "TA ENTENDENDO" AUTUORI - O RETORNO!


Paulo Autuori pelo que tudo indica esta voltando ao convívio dos gaúchos. Caso se confirme a contratação do treinador, será sua terceira passagem pela República de São Pedro, a segunda no Internacional.

No distante 18 de maio de 2009, aqui neste mesmo espaço escrevi sobre a chegada de Autuori no Grêmio (Confira aqui). O tempo passou, porém, minha opinião sobre o treinador segue exatamente a mesma. Um conhecedor da profissão, mas que só conseguiu sucesso na carreira quando teve material humano nas mãos, leia-se qualidade. A diferença entre o grupo de jogadores do Inter de hoje, para o Grêmio de 2009 é abissal. E talvez seja exatamente por este motivo, que seu retorno ao Gigante da Beira-Rio poderá ter bem mais sucesso que sua experiência no tricolor a dois anos atrás.

Em 2009, costumava me referir ao treinador como Paulo "ta entendo" Autuori, devido seu vício de linguagem ("ta entendendo"). Critiquei muito seu trabalho frente ao Grêmio, principalmente pela campanha pífia fora do Olímpico. Além do que, ele me passava impressão de prepotência e arrogância. Enfim, a verdade é que o torcedor gremista não tem saudades nenhuma do "Ta entendendo".

A sua passagem "fracassada" pelo Grêmio não deixou boas impressões do seu trabalho aqui no Rio Grande. Mas, que me perdoem os gremistas, devemos ser sinceros e fazer a seguinte pergunta: QUEM DÁ CERTO NO GRÊMIO?

É de se pensar nisso, antes de enterrar uma carreira de respeito como a de Paulo Autuori. Outro fator que pode animar os colorados, é que as características do treinador "casam" muito mais com a escola de toque de bola do Internacional, do que com o futebol força do Grêmio.

A sua primeira passagem pelo Beira-Rio em 1999, foi marcada pela vergonhosa desclassificação da Copa do Brasil, quando o Inter foi goleado em casa pelo Juventude (4 a 0, e eu estava lá). Todavia, acredito que este trágico episódio não deve ser levado em consideração, por motivos óbvios. Era um outro momento do clube, bem diferente desta fase vencedora que o Internacional atravessa.

Confesso que não é o treinador dos meus sonhos, mas também reconheço que se trata de um profissional gabaritado e de uma biografia invejável. Acredito que sua filosofia de futebol bem jogado aliado a competitividade, poderá dar muito certo com o grupo atual de jogadores colorados.

Repito, a postura arrogante de Autuori em 2009 no Olímpico, me marcou negativamente. Entretanto, com a falta de grandes opções no mercado, Paulo Autuori é um nome que deve ser respeitado, e por que não até mesmo celebrado.

Por fim gostaria de salientar que particularmente tenho a preferência por Dorival Jr., mas 600 mil de salário por um treineiro, é muito dinheiro. É loucura.

Sendo assim... Bom retorno, Professor "Ta entendendo"!

E era isso!

Nenhum comentário: