sexta-feira, 26 de agosto de 2011

QUEM SABE É O TEMPO...


Se o tempo tivesse vida, se o tempo tivesse algum tipo de forma física, eu afirmaria que seria o ser mais sábio do universo. Ninguém sabe mais que o giro do relógio ou que o dia a dia do nosso calendário de geladeira, ninguém. Com o passar do tempo compreendemos os "porquês" das coisas. Aquilo que num determinado momento consideramos um erro, algo inútil, vemos mais tarde em algum momento que não era bem assim.

Entenderam? Não? Mais ou menos? Talvez?

Eu explico.

Estou falando do projeto Inter B.

Quando o Inter sofreu a eliminação do 1º turno do gauchão deste ano nos penaltis para o Cruzeirinho, o ex-vice de futebol Roberto Siegmannn liquidou com o Projeto Inter B. Na época dei razão ao velho Bulldog, inclusive aqui mesmo neste espaço disse isso. Naquele momento o projeto havia perdido seu foco, havia se transformado num arsenal de jogadores de baixa qualidade.

Entretanto, analisando atualmente a equipe colorada vemos que o Inter B foi fundamental para o Internacional. Vamos lembrar que "Leandro Damimonstro" foi contratado do Atlético de Ibirama-SC para o Inter B. Se não existisse o extinto projeto é bem provável que o Inter não contratasse o jogador, afinal de contas o garoto sem base e recém saído da várzea paulista não teria espaço no grupo principal.

Podemos citar também Elton, hoje titular do Inter, o volante ficou muito tempo no "B" se preparando para uma oportunidade. Muriel, Moledo, Juan, Zé Mario, Oscar, João Paulo, Delatorre entre outros da mesma forma.

Se puxarmos da memória vamos ver que desde que Fernando Carvalho criou o Inter B, tivemos vários jogadores de sucesso que passaram por lá. Poucos lembram, mas Alex Raphael depois de uma de suas lesões passou por um período no Inter B para recuperar sua forma. E um dos focos do projeto também era esse, dar sequência para quem por um motivo ou por outro estivesse afastado do grupo principal.

Hoje em dia o projeto parece estar ainda vivo no Beira-Rio, só que agora com outro nome: Equipe sub-23. Isso é muito bom, se o Internacional é um grande papão de títulos deve muito para suas categorias de base. Nos últimos anos ninguém no Brasil, ou melhor, ninguém no MUNDO revelou tantos jogadores de qualidade como o Inter. E destes tantos que foram revelados e que hoje desfilam pelos gramados do planeta, boa parte passou pelo bom e velho Inter B.

Então podemos com convicção dizer que Roberto Siegmann colocou os pés pelas mãos. Talvez naquele momento devesse rever o projeto se desfazendo de jogadores sem futuro, mas não extingui-lo.

É... O tempo provou mais uma vez que Fernando Carvalho tinha razão.

E era isso!

Nenhum comentário: