quarta-feira, 13 de abril de 2011

BOAS IMPRESSÕES


Não é necessário dizer que ainda é muito cedo para avaliar Paulo Roberto Falcão em sua retomada como treinador de futebol. Porém algumas coisas já puderam ser vistas, Falcão chegou ao Beira-Rio mostrando a vontade de somar e não ser o astro principal. Se isso funcionar na prática, o trabalho já começará muito bem.

Sua primeira atitude foi trazer os jogadores para o seu lado, reuniu lideranças importantes do grupo na sua apresentação mostrando que mesmo existindo hierarquia, Falcão será amigo da boleiragem. Um ato que parece simples, mas que foi de extrema inteligência por parte do treinador colorado.

Jogador de futebol não quer um comandante no sentido rígido da palavra, ele quer um parceiro. E existem grandes treinadores que adotam esta postura e colhem frutos na carreira. Abel Braga, Felipão, Mano Menezes, Muricy Ramalho, etc. Todos eles são lideranças respeitadas, mas mais importante que isso, sao lideranças queridas pelos seus atletas. Renato que ainda é um treinador emergente no cenário nacional, também é assim.

Outro exemplo prático aconteceu no Flamengo em 2009. Alguém considera Andrade um grande treinador? Pois é, nem eu. O rubro-negro tinha um grupo de muita qualidade, com destaque para Adriano, e precisava de alguém que unifica-se os jogadores, que fosse AMIGO dos caras. E assim foi Andrade, o resultado todos sabem: Mengão Campeão.

O elenco colorado é recheado de boas opções, já falei e reafirmo: É o grupo de maior qualidade da América do Sul. Desta forma, se Falcão não tentar "inventar a roda" e simplesmente fazer o básico, o Internacional é candidato a qualquer título que disputar. E se, repito SE conseguir fazer algo diferente positivamente dentro do campo de jogo, o Inter de candidato passa a ser favorito. Lembrando que favoritismo só vale quando se confirma em campo, se não...

Tudo isso são apenas teorias e suposições. Na prática começaremos a saber a partir de sábado.

E era isso!

Um comentário:

Felipe Faria disse...

Olha, tu bem lembrou o Andrade.

Eh, vamos ver!!!