Amanhã será disputado no estádio Beira-Rio o grenal 382, e normalmente isso seria motivo para movimentar o Rio Grande do Sul inteiro. Porém neste momento o lado vermelho dos pampas só pensa em LIBERTADORES, o torcedor colorado já consegue enxergar de perto a possibilidade de disputar mais uma final da maior competição do continente sulamericano. E nem mesmo o clássico grenal consegue tirar a decisão da próxima quinta-feira da cabeça dos colorados.
O Inter entrará em campo com uma equipe desfigurada, mas com algumas atrações, dentre elas Rafael Sóbis. E o valor do clássico para o torcedor do Internacional é este, ver Sóbis jogar. O resultado do jogo não muda em nada o momento colorado, nem mesmo do G-4 a equipe de Celso Roth sai se perder o jogo.
É claro que se vencer pode encostar na liderança e isso seria positivo, mas o importante neste momento é "ficar no bolo" para quem sabe lá no final dar a arrancada para o título. Exatamente como fez o Flamengo em 2009.
E justamente por que o clássico não tem grande valor para o Inter, a obrigação vai toda para o lado tricolor. Para o Grêmio o grenal vale muito, vale os 3 pontos que podem tira-lo da zona de rebaixamento, vale a "cabeça" de Silas e vale o aumento da auto-estima da equipe e da torcida que desde a volta do recesso da Copa esta "abaixo da sola do sapato".
O Grêmio vai o Gigante da Beira-Rio com força máxima, com o que tem de melhor para o momento e não poderia ser diferente. Silas em caso de fracasso não resistirá as pressões e possivelmente deixará o comando do Grêmio, se vencer ganha folêgo e mais uma chance de embalar na competição.
É certo que perder grenal é horrível, quando o rival joga com reservas então...É uma tragédia. Mas tenho certeza que muitos gremistas não achariam tão ruim perder o clássico de amanhã, seria a chance de se livrarem de Silas e sonhar com um horizonte mais promissor.
E era isso!