sábado, 31 de julho de 2010

O QUE VALE O GRENAL 382?


Amanhã será disputado no estádio Beira-Rio o grenal 382, e normalmente isso seria motivo para movimentar o Rio Grande do Sul inteiro. Porém neste momento o lado vermelho dos pampas só pensa em LIBERTADORES, o torcedor colorado já consegue enxergar de perto a possibilidade de disputar mais uma final da maior competição do continente sulamericano. E nem mesmo o clássico grenal consegue tirar a decisão da próxima quinta-feira da cabeça dos colorados.

O Inter entrará em campo com uma equipe desfigurada, mas com algumas atrações, dentre elas Rafael Sóbis. E o valor do clássico para o torcedor do Internacional é este, ver Sóbis jogar. O resultado do jogo não muda em nada o momento colorado, nem mesmo do G-4 a equipe de Celso Roth sai se perder o jogo.

É claro que se vencer pode encostar na liderança e isso seria positivo, mas o importante neste momento é "ficar no bolo" para quem sabe lá no final dar a arrancada para o título. Exatamente como fez o Flamengo em 2009.

E justamente por que o clássico não tem grande valor para o Inter, a obrigação vai toda para o lado tricolor. Para o Grêmio o grenal vale muito, vale os 3 pontos que podem tira-lo da zona de rebaixamento, vale a "cabeça" de Silas e vale o aumento da auto-estima da equipe e da torcida que desde a volta do recesso da Copa esta "abaixo da sola do sapato".

O Grêmio vai o Gigante da Beira-Rio com força máxima, com o que tem de melhor para o momento e não poderia ser diferente. Silas em caso de fracasso não resistirá as pressões e possivelmente deixará o comando do Grêmio, se vencer ganha folêgo e mais uma chance de embalar na competição.

É certo que perder grenal é horrível, quando o rival joga com reservas então...É uma tragédia. Mas tenho certeza que muitos gremistas não achariam tão ruim perder o clássico de amanhã, seria a chance de se livrarem de Silas e sonhar com um horizonte mais promissor.

E era isso!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TUDO EM ABERTO!


Passados mais de 24 horas da noite mágica de 28 de julho de 2010 vivida no Beira-Rio, a adrenalina já voltou ao seu nível normal e a euforia dá lugar ao bom senso. A curiosidade é que mesmo deixando a emoção do momento de lado, e analisando friamente o jogo de ida entre Internacional e São Paulo pela semi-final da Libertadores a conclusão que chego é a mesma de quando deixei as dependências do estádio: O Internacional massacrou o São Paulo, os paulistas tomaram um “rodião” de bola, devem agradecer a Deus o placar de 1 a 0, que ainda da possibilidade do São Paulo reverter a derrota dentro dos seus domínios. Por que se existisse justiça no futebol, o resultado deveria ter sido 2, 3, quem sabe até 4 a 0.

Não é nada fora do comun perder para o São Paulo no Morumbi por um placar de 2 a 0, por exemplo. É um resultado normal, o tricolor paulista é um grande clube e tem uma equipe com jogadores que podem decidir a qualquer momento. Mas tenho absoluta certeza de que se o Inter jogar o que vem jogando desde a chegada de Celso Roth a participação são paulina na Libertadores da América em 2010 terminará na próxima quinta-feira.

Esta tudo em aberto, ninguém pode duvidar do poder do São Paulo. É um clube de tradição acostumado a esta competição, o Internacional deve tomar todas as preocauções necessárias para não ser supreendido, é bem como diz um velho ditado: “ Humildade e canja de galinha não faz mal a ninguém.”

Certamente durante esta semana que antecede a decisão a torcida e até mesmo alguns setores de dentro do São Paulo tentarão criar um clima de guerra contra o Inter, faz parte, é assim mesmo. Se fosse ao contrário, eu mesmo estaria compactuando de campanhas de mobilização para reverter a situação e conquistar a classificação. Isso não é novidade para os colorados, estamos acostumados a decisões, principalmente nos últimos anos que onde andamos decidindo diversas competições. Ou seja, pressão não vai adiantar, para o São Paulo tirar o Internacional da final da Libertadores da América terá que jogar futebol, eu diria até que terá que jogar muito futebol.

A semana será longa, a ansiedade é grande. Não adianta o negócio é esperar.

Há importante, domingo tem grenal...E talvez pela primeira vez na minha vida eu esteja literalmente “andando” para o clássico.

Eu quero é LIBERTADORES!

E era isso!

domingo, 25 de julho de 2010

A INTERNET VOLTOU E MEUS POSTS TAMBÉM



Após um longo período sem a bendita internet estou voltando a ativa no melhor blog de futebol gaúcho do mundo.
Já vou falando logo do time do momento: Sport Club Internacional.
Este TIME está jogando bola, está encaixado, e digam o que quiserem, a mão de Celso Roth está nesse grupo. Ele tem a manha do vestiário, a linguagem do boleiro. Capaz de fomentar nos jogadores o desejo de vencer e principalmente convencer o torcedor colorado de que mais que sonhar com a América, também é possível acreditar que é muito possível passar por um São Paulo fragilizado, em meio a uma crise.
A entrada de Tinga é visível, seu futebol é melhor e mais consiste que em 2006 se é que é possível. Sobis ainda sem ritmo de jogo, sem embocadura, como se se diz, mas já mostra sinais de entrosamento e maturidade futebolística.

Atenção torcedor colorado, desde já te convoco para a primeira partida mais importante do ano. Acontece dia 28/07 ás 21:50 no Gigante da Beira-Rio. Vamos continuar com o sonho e esperar que ele se torne realidade.

Saudações...

RAPIDINHA


Até quando a imprensa, torcida e dirigentes gremistas irão se fazer de desentendidos e continuarão a não cobrar o goleiro Victor?

Ele é incriticável?

O arqueiro tricolor vem falhando e sendo decisivo para os ADVERSÁRIOS gremistas em praticamente TODOS os jogos.

Ninguém fala nada...

Mistérios do futebol...

E era isso!

O PENSAMENTO É UM SÓ!


Agora deu. Não tem mais nada pela frente, o foco já não precisa mais ser dividido. Agora tudo, eu disse tudo, é Libertadores da América. Estamos no G4? Sim, muito bom, muito legal! Mas isso não vale nada se no meio da semana o Internacional não vencer seu maior desafio no ano até agora.

Até quarta-feira a noite, os jogadores e a torcida colorada devem acordar, comer, trabalhar, treinar, tomar banho, dormir, enfim...Independente da atividade exercida o pensamento é um só: O São Paulo Futebol Clube.

O momento do tricolor paulista é ruim? Não interessa! O Inter esta passando por uma excelente fase? Não importa!

Libertadores é outra história, é outro mundo. Os momentos destintos das equipes para este jogo não significa nada, absolutamente nada! Todos sabem que Internacional e São Paulo apostam todos suas fichas na Libertadores da América, e em mais nada!

Alguém acha que a direção e torcida são paulina estão precupados com o 15º lugar no campeonato brasileiro? É óbvio e evidente que não! Ou alguém acha que o São Paulo sofre algum risco de ser rebaixado? Claro que não! A fase dos paulistas se justifica por um simples motivo: Libertadores!

Então esqueçam tudo que viram até agora, preparem seus corações por que teremos dois jogos eletrizantes pela frente, e quem passar...Bom quem passar estará a um passo do paraíso.

Há! Entre os jogos da Libertadores teremos um grenal no Beira-Rio...Será que existe algum colorado preocupado com isso?

Eu não.

E era isso!

sábado, 24 de julho de 2010

A HORA E A VEZ DE MANO MENEZES


Ricardo Teixeira acabou acertando por linhas tortas, pelo menos na minha humilde opinião. É claro que com Muricy Ramalho a seleção brasileira estaria muito bem servida. Mas me parece que Mano Menezes esta em um melhor momento que o comandante do Fluminense, além disso acho que Mano tem mais o perfil para comandar o selecionado brasileiro.

Tenho convicção, ou melhor, muitas esperanças que o "Brother" Menezes fará um grande trabalho, espero não queimar a lingua.

Segunda feira já teremos a primeira convocação do novo treinador, pelo que se fala o grupo ser formado apenas por jogadores que atuam no Brasil.

Entre outros aposto em Miranda, Sandro, Elias, Hernanes, Ganso, Kleber e Fred para estarem na lista.

Vamos ver o que vem por ai.

Sorte Mano!

E era isso!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ELE MERECE SER TRATADO ASSIM?


Antes de mais nada quero que as pessoas que leiam este post entendam bem o que vou dizer.

Quem acompanha o blog sabe que eu sempre fui um defensor do centroavante Alecsandro. Na verdade a palavra "defensor" é dispensável para este jogador, por que sendo racional, é necessário "defender" um jogador que fez 47 gols em 97 jogos?

Em qualquer lugar do mundo um jogador que tenha estes números, é ídolo, é no mínimo respeitado pela torcida. Mas no Internacional não. No Internacional este jogador é perseguido, mal tratado, vaiado por seus torcedores, jogo após jogo.

Já Rafael Sóbis é um dos maiores ídolos da história do clube, diga-se de passagem com toda justiça. Já que ele foi decisivo para o Internacional na campanha que de 2005 que trouxe de volta o clube para a Libertadores, e principalmente por que foi fundamental nas finais da competição. Foi o grande destaque da equipe na conquista da América em 2006.

Porém os números do Sóbis são bem inferiores aos números do "Cone", Rafael fez 40 gols em 130 partidas.

- "Há então quer dizer que o Alecsandro é melhor que o Sóbis?"
- "Não, não é!"

- "Então o Alecsandro tem que ser mais ídolo que o Sóbis?"
- "Não, não tem!"

Rafael Sóbis é mais jogador, e é muito mais importante para história do clube do que Alecsandro.

Porém a pergunta é: Mesmo que Alecsandro não seja amado pelos torcedores como Rafael Sóbis, ele merece o tipo de tratamento que vem recebendo da torcida colorada?

Pare e pense colorado.

E era isso!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

UMA MISTURA DE SENTIMENTOS


Começou.

Hoje dia 19.07, exatamente a 9 dias do próximo dia 28.07, data do primeiro encontro das semi-finais entre Internacional X São Paulo pela Libertadores, começou meu sentimento em relação a este confronto.

E inegavelmente o primeiro sentimento que me assola é o NERVOSISMO, misturado com uma ANSIEDADE quase que insuportável. Serão 9 dias intermináveis, de pura angústia, aguardar o momento de vestir o manto vermelho e rumar ao Beira Rio será uma verdadeira tortura. O tempo não passa, ele se arrasta. É muita tensão.

Sim eu sei que ainda terão 2 jogos pela campeonato brasileiro antes da primeira batalha contra o São Paulo, mas o resultados destes jogos mesmo sabendo das suas respectivas importâncias pouco me importa. Eu quero a América, eu quero a Libertadores!

Estou confiante que o Internacional possa passar pelo tricolor do Morumbi rumo as finais do torneio continental, mas ao lado desta confiança caminha paralelamente uma sensação de preocupação. Vejo muitos colorados empolgados com a abertura da janela de transferências possibilitando as inscrições de Renan, Tinga e Sóbis. E é claro que eu também estou feliz por esta notícia, o que me preocupa é como este jogadores entrarão na equipe colorada? Será que eles terão tempo hábil para conseguirem se encaixar na equipe titular?

Outro fator que me preocupa é esta aparente "boa fase" colorada e a também aparente "má fase" são paulina, não gosto deste clima de favoritismo colorado que esta querendo se instalar. Isso me preocupa demais, me incomoda.

Prefiro ser franco atirador, prefiro que o favoritismo esteja do outro lado. Mas é claro que tudo isso são apenas sentimentos, e a verdade é que o que eu, e o resto da massa colorada esta sentindo não importa nada, o que vale é o sentimento que esta no coração dos jogadores do Internacional. E espero do fundo da minha alma, que a comissão técnica e o grupo colorado mantenha a concentração, não perca o foco. Que este momento vividos por Inter e São Paulo não engane os atletas colorados, que nenhum daqueles que irão calçar as chuteiras na noite do dia 28.07 pelo lado vermelho, confundam confiança com salto alto.

Que Deus ilumine Celso Roth e seus comandados, que América volte a ser vermelha!

E era isso!

domingo, 18 de julho de 2010

NA ZONA!


Um grupo de jogadores que custa 4 milhões de reais a um clube, não deve e NÃO PODE estar na ZONA DE REBAIXAMENTO do campeonato brasileiro. Na verdade não poderia, mas esta é a realidade do Grêmio Football Porto Alegrense. A equipe do comandante Silas esta entre os 4 últimos colocados da competição nacional.

Quem é o responsável? Treinador? Jogadores? Direção?

Não tenho dúvidas que a responsabilidade deve ser dividida entre todos, mas neste momento com os jogadores que tem nas mãos, com o esforço que a direção gremista fez para montar um elenco de qualidade, a responsabilidade neste momento deve ser direcionada ao técnico tricolor, o emergente Silas.

Ou Silas acorda e vê que não esta mais comandando o Avaí, ou seu futuro próximo é fazer parte da lista dos treinadores desempregados.

E era isso!

ENFIM UM TREINADOR NO BEIRA RIO


O blog volta a falar de futebol brasileiro, chega de Copa do Mundo. Agora só em 2014!

Buenas...Assisti as duas últimas partidas do Internacional diante do Guarani em Campinas e contra o Ceará no Beira Rio. Duas vitórias merecidas da equipe de Celso Roth, não se viu um time maravilhoso, apresentando um futebol vistoso. Mas se vê algo que com Jorge Fossati não se via, o time colorado voltou a ser solidário, tanto na marcação quanto na movimentação dos jogadores. Além disso o Inter esta apresentando uma imposição dentro de campo, algo que ainda não tinhamos visto em 2010, ou tinhamos visto muito pouco.

Depois do recesso da Copa do Mundo, assistindo o colorado jogar podemos tranquilamente dizer: - "Essa equipe tem treinador". Uma afirmação que no tempo de Fossati não poderia ser dita de forma alguma, muito ao contrário, o que se ouvia era: - "O Inter não tem técnico"!

Celso Roth esta dando uma cara a equipe colorada, a defesa esta bem postada e não vem deixando os adversários criarem oportunidades claras de gol. Tanto que o gol sofrido diante do Ceará foi uma infelicidade, um frango de Abbondanzieri. Fora isso o Inter nas duas últimas partidas apresentou uma defesa muito sólida, com destaque a Índio que esta retornando a equipe jogando um grande futebol.

Outro jogador que deve ser destacado é D'Alessandro, o argentino vem fazendo o que se espera dele. Muita movimentação dando opção aos companheiros, dribles desconcertantes, passes precisos e grandes assistências como vimos diante do Ceará na tarde chuvosa que tivemos neste domingo em Porto Alegre.

Falta ainda ver o Inter com mais poder de fogo no seu ataque, contra o São Paulo na semi-final da Libertadores o ataque colorado terá que estar muito bem afinado, principalmente no jogo de ida para adquirir uma boa vantagem e decidir a vaga para a final dentro do Morumbi.

Sim, a torcida colorada pode ficar confiante, o Inter saiu da mesmice e esta crescendo a cada jogo. E isso enche os colorados de esperança para conquistar a América pela segunda vez.

Que assim seja.

E era isso!

domingo, 11 de julho de 2010

O FUTEBOL AGRADECE!


Venceu quem mereceu vencer, venceu quem primou pela qualidade, pela técnica. Venceu a equipe que ao invés de pisar sobre os adversários, tocou a bola de calcanhar. Venceu a seleção que CONVOCOU seus MELHORES jogadores.

Venceu a seleção que fez um time com jogadores técnicos e habilidosos ignorando os "Felipes Melos" da vida. Venceu a seleção que teve jogadores que cresceram na hora da decisão, diferente de alguns "pseudos craques" que vemos por ai, a exemplo do "Mentirosinho", vulgo Robinho.

E principalmente venceu a seleção em que seu TREINADOR se preocupou em montar um time de futebol, e não um "exército"!

Venceu a seleção em que o seu TREINADOR deixou qualquer vaidade de lado, e convocou jogadores fundamentalmente por sua qualidade técnica, e outros quesitos como "comprometimento", "dedicação", "valorização de grupo", mesmo que sejam importantes ficaram em segundo plano. Vicente Del Bosque, técnico espanhol convocou o que ele tinha de melhor a sua disposição, simples assim, sem invenções.

Não venceu a seleção que no seu banco de reservas tinha Kleberson, Josué, Julio Babtista e Grafite. Venceu a seleção que tinha no seu banco de reservas Fernando Torres, Cesc Fabregas, Jesus Navas e David Silva.

A fúria espanhola é a prova que para ser competitivo, não precisa ser pragmático, é a prova que para ser competitivo você não precisa abrir mão do TALENTO! Aliás, a Espanha não precisava comprovar isso, a HISTÓRIA da seleção brasileira já comprovou isso para o mundo desde 58 com Pelé, até 2002 com Ronaldo "Fenômeno" e cia.

Que o mundo e principalmente a SELEÇÃO BRASILEIRA tenha aprendido esta lição, que nunca mais transformem a seleção verde a amarela em um time SEM GRAÇA. E que em 2014 nós torcedores brasileiros tenhamos o prazer de ter o bom e velho futebol brasileiro de volta.

Parabéns a Fúria!

Junto com a Espanha, venceu o futebol!

E era isso!

terça-feira, 6 de julho de 2010

LATERNA DO TORNEIO "TU-CAI"


No torneio disputado entre 4 ex-clubes da segunda divisão, aquele que pela alta folha salarial e pela qualidade do seu elenco era considerado favorito, no final da competção terminou na lanterna da competição.

O Grêmio conseguiu ficar em último lugar entre Vasco, Coritiba e Avaí. Aliás a "filial" Avaí vem sendo uma pedra no sapato tricolor, já esta virando clássico!

Acho que depois deste fiasco, Silas deveria começar a se preocupar com seu emprego.

E era isso!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RENOVAÇÃO

Daqui a alguns dias iremos conhecer o novo comandante da seleção brasileira, e eu particularmente gostaria que fosse Mano Menezes. Um treinador jovem, extremamente capacitado e já acostumado a lidar com muita pressão.

O fato é que seja quem for o novo treinador da seleção, a renovação no grupo e jogadores é eminente, se faz necessária. E como faço parte dos 190 milhões de treinadores da seleção brasileira, já penso naqueles que podem a partir de agora vestira a amarelinha. E na primeira convocação pós Copa do Mundo faria uma mescla de jogadores experientes com aqueles mais novos.

Daqueles que foram para Africa eu convocaria Júlio Cesar, Maicon, Lúcio, Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Nilmar. Isso em um primeiro momento, claro que jogadores como Juan, Kaka, Elano, Luis Fabiano e talvez mais um ou outro poderiam ser aproveitados.

Kaka continua sendo o grande nome da seleção, mas neste momento eu daria um tempo para ele. Ao contrário de Lúcio que mesmo aos 32 anos (idade avançada se pensarmos em 2014) esta jogando um futebol exuberante, e pelo seu excelente condicionamento eu não dúvido da sua participação no mundial do Brasil.

Enfim, a minha lista inicial projetando a próxima Copa do Mundo, já com as equipes titular e reserva definida seria esta:

1 - Júlio Cesar (Internazionale)

2 - Maicon (Internazionale)
3 - Lúcio (Internazionale)
4 - Thiago Silva (Milan)
6 - Marcelo (Real Madrid)

5 - Sandro (Internacional)
8 - Elias (Corinthians)
11 - Hernanes (São Paulo)
10 - Paulo Henrique "Ganso" (Santos)

7 - Nilmar (Villareal)
9 - Alexandre "Pato" (Milan)

***********

12 - Victor (Grêmio)

13 - Daniel Alves (Barcelona)
14 - David Luiz (Benfica)
15 - Miranda (São Paulo)
16 - Filipe Luis (La Coruña)

17 - Denilson (Arsenal)
18 - Ramires (Benfica)
19 - Carlos Eduardo (Hoffenheim)
20 - Alex (Spartak Moscow)

21 - Kleber (Palmeiras)
22 - Fred (Fluminense)

Veremos daqui a algumas semanas quais serão as escolhas do novo treinador.

E era isso!

domingo, 4 de julho de 2010

ROTH CAMPEÃO!


Quem foi que disse que o Celso Roth não ganha nada?

O cara conseguiu ser campeão na sua estréia pelo Inter! O JUAREZ é demaaaaissss! :o)

Agora falando sério, assisti a partida diante o Peñarol e gostei do que vi. Claro que ainda falta muita coisa, e sem sombra de dúvidas os acréscimos de Tinga e Sóbis irão melhorar o Inter substancialmente. Mas mesmo sem os reforços já deu para notar "o dedo" de Roth na equipe.

Primeiro que se viu um time mais organizado e principalmente se viu uma equipe SOLIDÁRIA. Jogadores aparecendo para o jogo, a marcação mais compacta, a defesa mais trânquila. Ainda falta o ataque, mas pelo menos assistimos o Inter chutar a gol, buscar efetivamente o placar, coisa que nos tempos de Fossati era difícil de se ver.

É cedo para afirmar qualquer coisa, mas parece que Roth esta conseguindo consertar as bobagens feitas pelo uruguaio.

E era isso!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

HEXA? QUEM SABE EM 2014...


Acabou. Infelizmente o sonho de ser hexa-campeão mundial em solo africano terminou para os brasileiros. Agora é hora de adotar alguma seleção que ainda esteja "viva" na competição e curtir o resto da Copa do Mundo.

Não vou falar sobre a eliminação brasileira para a Holanda por que será redundante diante de dantas repercussões que todos já ouviram ou leram sobre a partida. Nem vale a pena me apegar a isso.

Já falei aqui inúmeras vezes que não gosto do Dunga como treinador de futebol, vou até repetir: Nem o considero treinador de futebol. Porém já falei aqui também de todos os méritos que ele teve desde que assumiu a seleção brasileira. Principalmente em relação banalização da seleção, Dunga devolveu a seriedade para a seleção brasileira, fez com que os jogadores voltassem a ter vontade de vestir a "amarelinha".

Porém o "capitão do tetra" ficou refém das suas convicções, não vou nem criticar a convocação da seleção para a Copa da África, mas sim nos jogadores quem em 4 anos de trabalho, Dunga simplesmente ignorou. Jogadores talentosos que não se sabe por que nunca cairam no gosto, do hoje ex-treinador da seleção brasileira.

Alguns exemplos:

- Lateral esquerda: Marcelo do Real Madrid, foi levado para as Olímpiadas, foi um dos poucos que fez uma boa campanha e nunca mais foi chamado.

- Volantes: Tiago Motta, Sandro, Cristian, Hernanes, Lucas, Arouca e Elias. Qualquer um destes é melhor que Kleberson, Josué e principalmente que Felipe Melo.

- Meias: Alex (ex-Inter), Ibson, Diego Souza e Carlos Eduardo.

- Atacantes: Pato, Fred, Dagoberto e Kleber.

Estes são apenas exemplos de jogadores que durante todos estes 4 anos de preparação em algum momento, e até mesmo em vários momentos estiveram em excelentes condições técnicas e Dunga não deu as devidas oportunidades ou não deu oportunidade alguma.

Isso que nem falei daqueles que tiveram um enorme apelo popular, casos de Neymar, Ganso e Ronaldinho.

No jogo de hoje o próprio treinador atestou que sua escolhas para disputar a Copa do Mundo foram insuficientes. Isso ficou claro quando o Brasil perdia o jogo e Dunga que ainda tinha uma substituição para ser feita, olhou para o banco e não via NINGUÉM capaz de reverter a situação.

Resultado: Perdeu o jogo, foi eliminado, e deixou de fazer uma última substituição para tentar reverter a tragédia. Mas quem ele colocaria em campo? Grafite? Julio Baptista? Pois é Dunga, as escolhas foram tuas.

Claro que todos este jogadores que eu citei poderiam ir para a seleção e não jogarem absolutamente nada, mas seriam opções diferentes daqueles jogadores "pragmáticos" que Dunga durante 4 anos fez com que os brasileiros "engolissem".

Dunga insistiu demais com alguns e se quer deu oportunidades para outros.

Que 2014 seja diferente, bem diferente...

E era isso!