terça-feira, 31 de maio de 2011

TÔ DE SACO CHEIO!


Acompanho futebol há muitos anos, e procuro, procuro, procuro entender algumas coisas e não consigo. Entre as curiosidades que não consigo compreender tem uma que me chama mais a atenção. Existe um grande mistério aqui no Rio Grande do Sul.

Temos dois grandes clubes de futebol no estado, os dois se equivalem em praticamente tudo, torcida, estádio, títulos, etc.

Mas o grande segredo que ainda não descobri é porque APENAS UM deles é realmente cobrado. Apenas um deles precisa dar satisfação por falta de vitórias ou por perder uma competição. Apenas um!!

Um deles já tem duas passagens pela SEGUNDA DIVISÃO e não ganha nada a 10 anos. Repito: 10 anos. O outro jamais passou pela humilhação de um rebaixamento e nos últimos anos é o maior papão de títulos da América do Sul. Lembrando: Os dois são gaúchos. Gaúchos da capital!

Deixando as entre linhas de lado, gostaria de saber por que tem sempre uma bomba para se explodir dentro do Beira-Rio???? Por que?!?!?!

Não existe nenhum jornalista MACHO o suficiente que bata na tecla que o Grêmio não ganha nada a uma década! Não tem! O Grêmio esta sempre "zen", as vezes uma "crisezinha" aqui, outra ali, mas nada muito contundente. Se fala muito de imortalidade, da avalanche da geral, da Arena tricolor, e outras papagaiadas.

Renato Portaluppi a dois meses atrás foi disputar um "mundial" de futevolei no Rio de Janeiro! E sabem qual o tratamento que imprensa gaúcha deu? Bateram palmas! Inclusive com correspondente da RÁDIO GAÚCHA nas praias cariocas para saber como estava sendo o desempenho do treineiro gremista nas areias do Rio! PIADA! PALHAÇADA! PATIFARIA! ESCULHAMBAÇÃO!

Ai o Falcão da uma entrevista dizendo que o Inter tem um grupo com carências e que se não se reforçar não será campeão brasileiro, e pronto! CRISE! FOGO! BOMBA! TENSÃO!

Quem não sabia disso? Alguém tem dúvidas que o Inter precisa contratar se quiser ser campeão do Brasil?!? Se isso deveria ser externado ou tratado internamente é uma outra discussão, mas mentira não é! Por que a crise?

Se o Internacional não ganhar mais nada em 2011, óbvio que não vou gostar, mas vou lembrar que em 2010 fomos BI-CAMPEÕES DA AMÉRICA, fora os outros títulos! Não fazem 10 anos que estou chupando o dedo e vivendo de um jogo fiasquento nos Aflitos!

Tô de saco cheio com a diferença de tratamento que vem se dando entre Grêmio e Internacional. O D'Alessandro não pode peidar que é chamado de polêmico, se ele olhar feio já esta querendo derrubar treinador e por ai vai.

O Victor em 2011 tomou 129219 frangos e ninguém disse nada, ai fez uma boa atuação no último jogo e já virou DEUS!

Renato é considerado gênio, inovador, ousado, paizão, matreiro, malandro...

Falcão é "comentarista", peixe fora d'agua, prepotente, inventor, etc!

E sabe o que chama atenção, quando os dois se enfrentaram na disputa por um título... O que aconteceu?

Este tratamento que é dado para Grêmio e Internacional me permite concluir que hoje só existe um clube grande no estado! O outro é um mero coadjuvante.

O Inter além do Brasileirão ainda disputa nesta temporada uma RECOPA SULAMERICANA e a COPA AUDI. E o Grêmio joga o que mesmo?!?!? Claro que tem "gente" que vai menosprezar a Copa Audi de todas as formas, como se fosse "ruim" disputa-la né?!?!

CANSEI!

E era isso!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O PROBLEMA NÃO É TREINADOR


Não estou dizendo e nem nunca disse que Paulo Roberto Falcão seria ou é o treinador de futebol, mas também não digo que não é. Quando o Bola-bola assumiu comando do Inter eu disse que aqui neste espaço que sua contratação era "pensamento mágico".

Não sei se Falcão é a solução para o Internacional. Agora, uma coisa eu tenho absoluta convicção: O problema não é treinador.

Se refrescarmos um pouco a memória, vamos lembrar que quando Celso Roth estava a frente da equipe os problemas já se manifestavam há tempos, digamos que desde o Bi-campeonato da América. Após a vitória diante do Chivas, podemos contar nos dedos as boas apresentações do Inter. Mesmo assim eu sempre fiquei ao seu lado, por considera-lo bom treinador. Para a grande maioria, o problema do Inter era o Juarez, acho que se enganaram...

O técnico dos meus sonhos se chama Mano Menezes, mas hoje com o grupo que o Inter possui, nem ele daria jeito. Isso não quer dizer que o elenco seja ruim, não é. Mas faltam peças fundamentais e alguns jogadores se escalam por suas histórias e pela liderança que exercem dentro do vestiário e não pelo que estão apresentando em campo.

Vejamos...

Goleiros: Fora o Renan que tem suas falhas, ninguém presta. Há quem diga que é necessário trazer um titular absoluto. Talvez seja.

Lat. dir.: Gosto do Nei, mas ele tem algumas carências evidentes. Daniel não pode nem passar na frente do Beira-Rio, quanto mais jogar. É necessário reforço.

Zaga: Bolivar é o melhor da posição no grupo, porém vem mal (desde os tempos de Roth). Juan vai para a seleção sub-20, talvez por isso não seja firmado como titular agora. Rodrigo é bom zagueiro, mas também não esta na sua melhor forma. O Indio parece que só quer jogar quando é decisão, de resto não tem a mesma motivação.

Lat. Esq.: As críticas ao Kleber são injustas, o seu jeito de jogar é o mesmo sempre. Nas derrotas é acusado de corpo mole, nas vitórias dizem que ele é "experiente". Esse não me preocupa, é um baita jogador.

Volantes: Bolatti é o melhor, seu início foi muito promissor agora decaiu. Guinazu já não agrega mais a qualidade que agregou outrora, Tinga perdeu força e não consegue se impor mais. A contração de um segundo volante que soube-se entrar na área e fizesse alguns gols seria interessante.

Meias: O único setor onde o Inter esta bem servido. D'Ale, Oscar, Andrezinho e Zé Roberto.

Ataque: Leandro Damião, e só.

Sendo assim, titulares absolutos para uma equipe que deseja ser campeã são estes:

Kleber
Bolatti
Oscar
D'Alessandro
Damião

Onde esta o grupo de qualidade?

Eu mesmo me enganei. No papel o grupo colorado é excelente, GRANDES NOMES, mas dentro de campo estes jogadores já não confirmam suas qualidades a muito tempo. Só para dar como exemplo: Índio, W. Mathias, Tinga, Sóbis e Cavenaghi só entre eles se gasta aproximadamente 1,5 milhões por mês. E se analisarmos mais a fundo esta lista pode e deve aumentar...

Falcão tem sua parcela de culpa? Claro que tem, mas da mesma forma que dizia na era Roth: - Colocar tudo na conta do treineiro, é simplificar demais.

O time colorado é velho e cansando, é necessário rejuvenescer esta equipe.

E era isso!

DESCOBRI!!


- É brabo, tchê! No último sábado descobri o grande problema do time: os jogadores. Ninguém lá presta, incrível. Mas, treinador nós temos. - Poxa vida, um time que levanta um caneco por ano, só estava esperando por um treinador da envergadura de Falcão.

Mas, chega de ironias. Vamos falar sério agora, diferentemente da direção colorada e de sua comissão técnica. Estou assustado com o desenpenho do time. Não quero ser repetitivo, e nem chato. Porém uma coisa não me convence, Falcão treinador de futebol. Pelo menos do Internacional.

O cara já esta jogando a toalha. Esta dizendo, que, não temos time para sermos campeões.

Mas é o atual campeão da América!! Como assim? Onde esta aquele cara revolucionário, que da cabine via tudo de errado que o Inter fazia? O cara que tinha uma fórmula mágica para acabar com esses problemas, cadê?

Eu respondo: não existe fórmula mágica no futebol! O que existe é trabalho, com exelência nas derrotas e humildade nas vitórias. Esse é o segredo, trabalho e respeito - unidade. É inadmissível, estarmos à mercê de um treinador soberbo e ultrapassado, e de uma direção equivocada. Estamos regredindo no que diz respeito a futebol, nas mãos irresponsáveis que dirigem o clube no momento.

Com toda essa irresponsabilidade eu tenho que concordar, não temos a mínima condição de sermos campeões.

Não quero cair no quesito jogador, porque não há o que explicar uma derrota para o glorioso e multicampeão Ceará.

Colorados, vamos ter o bom senso em admitir que não temos comando, não temos treinador.

E, era isso!

P.S. volta Celso Roth.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

EU ME RENDO!


Desde que Neymar surgiu, sempre fiz muitas ressalvas ao seu futebol. Fundamentalmente por ter características muito parecidas a um jogador que tenho verdadeiro pavor, o tal do Robinho. Não que Robinho seja ruim, ele não é, mas é muito enganador. Principalmente em relação a seleção brasileira. Ele joga mesmo no Santos, quando veste a camisa santista Robinho destrói. De resto o "Mentirosinho" só engana.

Neymar definitivamente parece bem diferente do atacante do Milan, o guri não se esconde nunca. É decisivo em praticamente TODOS os jogos, inclusive pela LIBERTADORES. O Santos só não pode ser considerado Campeão da América por que não tem um camisa 9 descente, o tal do "Zé Love" fez uns golaços ano passado, ludibriou muita gente sobre seu real potencial e agora esta mostrando sua verdadeira capacidade. Além de feio, não joga nada.

Neymar vem jogando uma enormidade, com dribles verticais e muita velocidade o camisa 11 do Peixe é quase que imarcável. Fora isso, que já o tornaria um grande jogador, ele tem uma conclusão muito precisa. Faz gol quase que de todas as formas. Não tenho mais receio em afirmar: Neymar é craque.

Se terá uma carreira de sucesso, se irá conquistar a Europa ou se será decisivo na seleção brasileira não temos como saber. Mas uma coisa é certa, seja onde for que ele jogar... É Neymar e mais 10.

PS: O Grêmio vai se arrepender e não vai demorar. Borges vai se anojar de tanto fazer gols ao lado de Neymar e cia.

E era isso!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BOLA DENTRO!


Apesar de encarar de forma crítica as decisões vindas de fora dos gramados. Aprovei a iniciativa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) . Ao, solicitar, junto à CBF, a antecipação da janela de transferências. E, principalmente, o pedido de aumento do limite de jogadores estrangeiros para poderem atuar nos campeonatos nacionais. Bola Dentro!

Acredito também, como falou o próprio presidente da federação - que o aumento do número de jogadores vindos de fora, oxigenaria o nosso futebol - concordo!

Isso sem falar, nos investimentos perdidos. O maior exemplo negativo, desse impedimento, é o atacante Cavenaghi do Internacional. É inegável dizer que com esse jogador a disposição, em qualquer jogo do campeonato brasileiro, não agregaria em qualidade para equipe. Ou seja, é um jogador de qualidade que não pode atuar por conta de um regulamento ultrapassado.

Se, aprovado, este aumento. Não só Inter sairia ganhando, mas todos aqueles clubes que ja investem ou gostariam de investir mais. Como é o caso de Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e outros.

Essa é a real função de uma Federação de futebol, represetar os times filiados e priorizando um ganho dentro de campo. Parabéns!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O RECHEIO JÁ TEM, FALTA O MERENGUE.


Não assisti o jogo do Grêmio, apenas ouvi os comentários pós-jogo e depois consegui ver os gols da partida.

Não é mais necessário assistir os jogos do Grêmo para saber o que esta errado. Renato atualmente é o menos culpado, claro que ele tem alguns equívocos, mas isso é normal, no futebol não existe verdade absoluta.

O Grêmio tem uma "coluna cervical" pronta, Victor, Gabriel, Lucio, Rochemback, Douglas e Leandro. São seis jogadores de boa ou muito boa qualidade, faltam os complementos. Acho que esta na hora do Lúcio voltar de vez para sua posição de origem. Pra que improvisar um bom lateral esquerdo no meio, se você não tem um lateral esquerdo afirmado?

Se as contratações ventiladas (Marquinhos e Gilberto silva) pela imprensa forem confirmadas o Grêmio pode encorpar. Não conheço Miralles, mas seu histórico é excelente. Se for contratado um zagueiro experiente para ser companheiro de um destes que estão no Olímpico será um grande acréscimo. Uma zaga que nos ultimos dois jogos toma dois gols de lateral é um sinal gritante que falta experiência.

Se projetarmos um time com:

Victor

Gabriel
CONTRATAÇÃO
Vilson (Rodholfo esta fora)
Lúcio

GILBERTO SILVA
Rochemback
MARQUINHOS
Douglas

Leandro
MIRALLES

Melhora bastante, não?

Olhando esta escalção fica claro que o mais de meio time já esta ai, faltam contratações pontuais e talvez mais uma ou outra pensando em opções de elenco. Lins, Viçosa, Clementino, Mithyue, etc não podem ser levados em consideração.

O Grêmio já perdeu muito tempo em 2011, a temporada já esta comprometida. Se o processo de aquisições para equipe não for acelerado, Renato não terá muito o que fazer em Porto Alegre.

E era isso!

NADA MUDOU


No começo do mês de Abril, o Internacional contratava como seu novo treinador, o melhor jogador do sul do país, de todos os tempos, e ídolo maior do clube. Paulo Roberto Falcão.

O novo comandante, chegava com pinta de revolucionário. Declarava, já em sua primeira entrevista, a sua pretensão de jogo ofensivo. Objetivando uma mudança de conceito, principalmente, a que crussificava o antigo treinador, Celso Roth, folcloricamente conhecido como retranqueiro.

Pois, bem. O tempo passou, já se vão quase dois meses, e convenhamos, nada mudou. O time continua jogando de forma pouco ofensiva, com receio de ser diferente, e de ousar. Totalmente diferente da proposta inicial do novo treinador.

No último sábado, o que se viu foi um time apequenado, jogando com o sub-20 do Santos. Um time sonolento, quase anêmico, jogando com uma gurizada fraquíssima do peixe.

Cadê a postura, de time grande? Pra onde foi aquela história, de que o time iria jogar fora da mesma forma que se estivesse em seus domínios?

Eu, quero - de verdade - que tudo dê certo pro Internacional de Falcão. Mas desse jeito fica diícil. Só o título nos interessa nesse brasileirão. E, a postura tem que mudar já! É inadmissível empatar com o time "Z" do Santos.

Todos sabemos que fui contra a admissão do atual treinador, pela simples falta de experiência do mesmo. E isso se evidência quando ele tenta corrigir seus erros usando um esquema de jogo que um dia deu certo, com o antigo treinador. E, este, apenas saiu por estar com pensamentos superados e ultrapassados.

Então eu os pergunto: Qual é o esquema, original, de Falcão?

Fui.

sábado, 21 de maio de 2011

FRUSTRANTE


Se antes do campeonato fosse oferecido ao Inter um empate contra o Santos na Vila Belmiro, todos os colorados aceitariam de imediato. Empatar onde normalmente se perde é um baita resultado.

O problema é que foi contra os RESERVAS do Santos, e contra qualquer time que jogue com reservas a vitória é uma obrigação. Não tenho dúvidas que o Internacional perdeu 2 pontos na sua estreia. Com um futebol ruim, resultado ruim. Inevitavelmente uma coisa leva a outra.

Abaixo uma breve avaliação dos jogadores colorados.

Renan - Foi bem. Pouco exigido não comprometeu. Nota: 5

Daniel - Horrível, péssimo, pavoroso! Não pode fardar. Nota: 1

Bolivar - Foi bem. Nota 5

Juan - Uma das poucas coisas boas do Inter. Jogou muito bem. Nota: 6

Kleber - Pouco participativo, se espera mais de um jogador como ele. Nota 4.

Bolatti - Mal. Errou muitos passes e foi "mole" na marcação. Nota: 4

Guinazu - Foi bem na marcação, mas errou muitos passes. Nota 5

Tinga - O melhor do time. Nota 7

Oscar - Muito abaixo da expectativa, o que salvou sua atuação foi o passe para o gol. Nota 5

Zé Roberto - Jogou improvisado, ele é meia. Foi bem, fez o gol e foi melhor do ataque. Nota 6

Damião - Foi pouco acionado, teve duas boas oportunidades e perdeu. Nota 4

Fabricio - Mostrou certa qualidade. Nota 5

Cavenagui e Ricardo Goulart - Jogaram pouco tempo. Sem nota.

D'Alessandro e Andrezinho fizeram muita falta.

Semana que vem é contra o Ceará no Beira-Rio, os nordestinos provavelmente virão com os reservas devido aos compromissos pela Copa do Brasil. Vitória é obrigação.

E era isso!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O LÚCIO!?!?!


Já faz tempo que escrevo sobre a falta de títulos e pela carência do torcedor gremista. Hoje zapeando pelos sites de esportes dei de cara com o "trapo" que torcida gremista fez para o jogador Lúcio.

Pergunto: O que o Lúcio fez para receber tal homenagem?

O Rochemback também nunca ganhou nada com a camisa tricolor, mas pela entrega e combatividade que apresenta em campo eu até entendo. Mas o Lúcio?!?!? E ainda colocam ao lado do trapo que homenageia o maior jogador da história do clube??? É demais para minha cabeça...

O torcedor gremista esta desnorteado, perdeu totalmente a referência de ídolo. Se nos últimos anos o time não tem ídolos dignos da história do clube, que se façam homenagens jogadores que realmente foram importantes na trajetória tricolor.

Realmente esta muito fácil ser endeusado no Olímpico.

Seria engraçado se não fosse triste.

E era isso!

BASTA!


Bom minha gurizada, não queria, por motivos óbvios dar força para esse papo xarope de racismo. Não gosto de discutir sobre isso, principalmente com quem não sabe o que esta falando. E, o que aconteceu com Zé Roberto é discriminação racial, e, é crime...e Pronto!

Não vamos ficar aqui discutindo se é falta de desportividade, ou de nobreza de espírito de quem sofre a discriminação.

Joguei bola a minha vida inteira, aqui no estado e fora dele, e nunca um adversário ou seus simpatizantes agiram dessa forma. Isso, não faz parte do futebol. Quem acha isso, deve no minimo rever seus conceitos. E, caso continue pensando assim, que fique calado.

É uma infelicidade, ver tanta hipocrisia em relação ao conceito de racismo. Meus pais sempre me ensinaram a agir de forma equilibrada em relação a isso. Ou seja, jamais se deixar ser destratado, e tão pouco agir de forma extremamente reacionária, em alerta, querendo ver em tudo algo discriminatório.

Mas, o racismo está aí, escondido, comedido. E, pronto pra sair em desabafo. Eu costumo pensar, que quando alguém tenta desclassificar um negro chamando-o de qualquer iconografia comumente usada para ofendê-lo por sua raça. Essa pessoa, simplesmente se sente acuada e diminiuda. Pois, o negro na sociedade, foi sempre vinculado a algo negativo e inferior. E, inconscientemente as pessoas "brancas" reagem de forma agressiva. É o medo do tal bulling.

Entretanto, como disse no começo, é um papo onde não me sinto totalmente a vontade em discutir. Esse blog, é para falar de futebol. Que é a paixão de todos aqui! Onde esta nossa diferença? Somos iguais, perante à Deus e a sociedade.

Portanto, gostaria de encerrar aqui esse parada e vamos falar de futebol, que é o que nos cabe observar e opinar. E, era isso.

Fui!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

VAI COMEÇAR


Será dada a largada. Sábado inicia o campeonato mais difícil do mundo, os 20 clubes da primeira divisão do futebol brasileiro percorrerão árduas 38 rodadas atrás de seus objetivos.

Falar que todos entram para ser campeões é “história para boi nanar”, sabemos que alguns clubes já estão fadados ao papel de coadjuvante, e outros com objetivos diferentes do título.

Então quem briga pelo título? Quem luta por vaga na Libertadores? E os rebaixados, algum candidato de véspera?

Como a palavra “muro” não faz parte do meu dicionário, lá vou eu dar a cara a tapa de novo. E quem sabe (possivelmente) me quebrar mais uma vez.

NA BRIGA PELO TÍTULO: 5 CANDIDATOS

Fluminense – O atual campeão deverá encorpar com a chegada de Abel.

Corinthians – Vem se reforçando e sempre conta com aquela famosa “ajudinha” que costumeiramente o acompanha.

Santos – Tem um baita treineiro e grandes jogadores, portanto é CANDIDATAÇO.

Cruzeiro – Muito bom time, ponto fraco é seu treinador. Mas o conjunto celeste é muito forte.

Inter –Possui um time de qualidade e muito experiente. Com os reforços a tendência é se fortalecer ainda mais. Falcão ganhou confiança com estudual.

G4 -LIBERTADORES: 3 CANDIDATOS

Flamengo – Tem bons jogadores, mas um um treinador em decadência. A qualidade dos atletas podem levar o FLA a boa campanha.

São Paulo – Com tradição na competição e uma mulecada muito boa, se for contratado um treinador competente pode chegar.

Coritiba – Em respeito ao que vem fazendo na temporada não dá para desconsiderar o Coxa.

SULAMERICANA: 7 CANDIDATOS

Botafogo – Seguirá sendo o Botafogo.

Vasco – Tem alguns bons jogadores, mas não tem um elenco forte. Fora que Ricardo gomes é um treinador bem limitado.

Atlético MG – Dorival Jr. é um ótimo comandante, mas as dispensas e contratações constantes atrapalham o time.

Palmeiras – Sem time e com um treinador ultrapassado, vive dos lampejos do atacante Kleber.

Atlético PR – Segue vivendo da bola parada do Paulo Baier. Não deve surpreender.

Avai – Uma equipe bem arrumadinha e com a identificação de Silas no clube, os catarinenses devem fazer boa campanha.

Grêmio – Se chegarem os reforços de qualidade que a torcida espera o tricolor até pode chegar a disputar o G4, caso contrário será somente coadjuvante.

Z4 - REBAIXAMENTO: 5 CANDIDATOS

America MG

Atlético GO

Bahia

Ceara

Figueirense

Em dezembro a gente vê como eu fui de palpite... Hehehe!

E era isso!

terça-feira, 17 de maio de 2011

RACISMO, DE NOVO!


É muito complicado falar sobre racismo, ainda mais quando tratamos este assunto de forma séria. Ouvi diversas manifestações sobre o episódio acontecido no Olímpico, quando Zé Roberto foi chamado de macaco entre outras coisas por alguns torcedores gremistas.

O mais triste é ver torcedores do Grêmio tentando explicar o acontecido, afirmando que "macaco" é a forma que gremistas se referem aos colorados. E que então os gritos não eram direcionados diretamente para o atleta em questão, mas sim de uma forma generalizada.

Outra explicação enfadonha é que os torcedores do Inter não deveriam se ofender ao ser chamados de macacos. Afinal de contas alguns torcedores usam fantasias do animal, o clube tem um mascote que é um macaco e existem faixas da torcida se auto-denominado como macacos.

BALELA! CONVERSA FIADA!

Torcedor de futebol não é burro, todos sabem que muito mais importante do que palavras, é a FORMA com que elas são ditas. A conotação com que são colocadas é o que vale. Ou estou falando alguma novidade?

Só falta algum torcedor do Grêmio dizer que quando chama um colorado de macaco, é uma forma "carinhosa" de se dirigir ao co-irmão. Tenham a santa paciência!

Atitudes racistas não são novidades no universo tricolor, isto é histórico. É de conhecimento geral que existe dentro da torcida gremista uma facção que age de forma racista (GAS - Geral Ataque Surpresa), todo mundo sabe. Mas é mais fácil "fechar os olhos".

Também é verdade que estas atitudes nojentas são de uma minoria, não retratam a verdadeira torcida tricolor, mas elas existem, infelizmente. Aos gremistas que não fazem este tipo de coisa não cabe querer explicar, mas sim REPUDIAR!

Estes episódios lamentáveis acontecem com outras torcidas também. E só vejo uma maneira de se terminar com esta palhaçada, punição aos clubes! Somente assim estes retardados irão parar com isso, e é claro que se identificarem o imbecil que praticou o racismo... Cadeia nele! Xadrez! Chilindró!

Seria de excelente tom, se a direção gremista realiza-se uma GRANDE campanha contra o racismo nos estádios de futebol. Ao invés de dar explicações fajutas e absurdas como fizeram hoje alguns dirigentes e ex-dirigentes tricolores.

E era isso!

AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA!



E era isso!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CALA BOCA PAULO ODONE!


Lembro que Paulo Odone, na cerimônia de posse da presidência gremista para seu novo mandato foi leviano e disse assim: "Aqui no Grêmio, nunca ninguém vai bater com a bunda no chão para gozar com a gente."

Renan mostrou que mais uma vez, que o nobre presidente FALA DEMAIS!

Quem ri por último, ri do Grêmio!

E era isso!

domingo, 15 de maio de 2011

O PATRÃO DA AMÉRICA, MANDA AQUI TAMBÉM!


Dentro da minha ignorância futebolística escrachada aqui neste espaço, segue minha análise do grenal maluco e decisivo do Gaúchão 2011.

Falcão tentou surpreender Renato com uma escalação diferente, inventou um time que nunca havia entrado em campo. Ao invés de surpreender, Falcão tomou um vareio de bola colocando sua equipe em uma situação constrangedora, com direito a gritos de "OLÉ" dos torcedores gremistas. Graças aos deuses do futebol, até Zé Roberto entrar em campo o tricolor estava vencendo SÓ por 1 a 0, gol de Lúcio. Igualmente a primeira partida da final, onde o Inter poderia ter matado o jogo, o Grêmio também não liquidou a fatura quando pode. O castigo aconteceu, a máxima é velha, mas verdadeira: Quem não faz, leva. Virada colorada ainda no primeiro tempo.

Zé Roberto até então "esquecido" por Falcão entrou voando no jogo e desnorteou a defesa gremista. Em duas jogadas suas aconteceram os gols de Leandro Damião (normal) e Andrezinho, detalhe: Andrezinho estava machucado quando fez o gol. Que raça hein "Negão"?!

No segundo tempo o jogo foi controlado pelo Inter, houveram chances dos dois lados, mas o Internacional foi superior. Até que Vilson quis ser malandro querendo ganhar tempo ao simular uma lesão, Leandro Vuaden não caiu, e mais uma vez Zé Roberto entrou como um foguete na lenta defesa gremista, Victor de boa atuação sem outra opção foi obrigado a fazer o penalti. D'Alessandro se apresentou para bater, e quando o gringo encara o goleiro da marca da cal todo mundo sabe o que acontece. Festa vermelha, 3 a 1 para o Inter.

Com o título nas mãos e com o jogo sob controle o Internacional caminhava para se sagrar campeão em uma virada sensacional na casa do rival. Até que Renan cometeu seu único erro no jogo, e goleiro não pode errar. Gol de Borges, 3 a 2 no placar.

Nas penalidades Renan se recuperou e mostrou o grande goleiro que é, pegou 3 cobranças e o Inter quebrou um tabu de quase 30 anos. Levantou o caneco dentro do Olímpico.

Renato durante a semana explanou que havia preparado seu time para ser campeão e preparou. Mas como o General Bolivar falou: - Ele só esqueceu de avisar o Internacional.

O Inter tem MELHORES jogadores, tem um grupo campeão e jamais deve ser colocado em dúvida a capacidade de recuperação destes caras. Se não fosse a falha de Renan, o título teria sido resolvido nos 90 minutos. Mas o "se" não existe e o cara lá de cima queria dar a Renan a consagração. E deu.

Uma coisa é você ir na casa do adversário e vencer, a outra é você ir na casa do adversário precisando vencer. É bem diferente, podem apostar.

O atual PATRÃO da AMÉRICA mostrou que aqui no Rio Grande quem manda veste vermelho e mora na Padre Cacique.

E ai Odone, quem pipocou agora?

E era isso!

EU NÃO SEI NADA DE FUTEBOL!


Antes de falar do TÍTULO conquistado pelo INTERNACIONAL, quero fazer um pequeno depoimento.

Aos leitores do blog quero agradecer pelos seus acessos, e por acompanharem meus posts. Hoje cheguei a uma conclusão: EU NÃO SEI NADA DE FUTEBOL. Absolutamente nada. Portanto se vocês nunca mais visitarem o De Revesgueio, juro que vou entender. Se eu não fosse um dos blogueiros, acho que não viria nunca mais aqui. :)

Nos últimos três grenais eu errei TODOS os prognósticos. Nos jogos do Beira-Rio apontei o Inter como favorito, deu Grêmio (um empate). No clássico do Olímpico, cravei que o Grêmio seria campeão, mesmo tendo alguma esperança na virada colorada. E o que aconteceu? INTER CAMPEÃO!

As finais do Campeonato Gaúcho de 2011 patrocinaram dois clássicos épicos. Dos maiores já vistos até hoje, 10 gols em dois grenais. Sensacional!

Mais tarde vou postar sobre o jogo.

Parabéns Inter e parabéns ao Grêmio que proporcionaram aos gaúchos momentos inesquecíveis.

E era isso!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

TABU E FAVORITISMO TRICOLOR



A última vez que a torcida colorada comemorou um título gaúcho dentro do estádio Olímpico, foi em 1982. Vitória vermelha por 2 a 0, dois gols do centroavante Geraldão.

A situação do Inter para domingo já é extremamente desconfortável pelo mal resultado do primeiro jogo. Para piorar, a história também não ajuda, fazem quase 30 anos que os colorados não gritam “É CAMPEÃO”, dentro do Monumental.

A taça esta nas mãos do Grêmio. Não é impossível que Internacional reverta o quadro, porém é improvável. O Grêmio é favorito para o clássico. Joga em casa, está motivado, a moral esta elevada e tem vantagem no placar. Ganhar do tricolor no Olímpico já é tarefa árdua e nestas condições então, é quase uma epopeia.

Tenho um sentimento que a equipe de Falcão irá fazer um jogo de superação e terá uma atuação muito superior em relação ao primeiro jogo. Mas isso não é nada mais que sentimento, sensação, percepção, ou seja, não há nada de concreto que façam os colorados acreditar no título, há não ser a paixão.

Nos dois últimos clássicos eu apontei o Internacional como favorito, me dei mal, o colorado não confirmou o fator local. Para domingo o favoritismo é azul, por tudo que já foi dito o Grêmio já é o virtual campeão.

Enquanto torcedor eu ainda tenho uma ponta de esperança no título colorado, mas deixando o coração de lado é difícil acreditar. Por isso futebol é tão impressionante, a paixão e a realidade caminham lado a lado proporcionando resultados tão sensacionais, quanto inacreditáveis.

O domingo promete fortes emoções.

E era isso!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SAUDADES DO CARLOS...


Em tempos de crise na zaga colorada, como estamos vivendo neste momento, sinto profunda saudade de grandes defensores que vi passar pelo Beira-Rio. Célio Silva, Pinga, Marcio Santos, Lúcio, Ameli, Fabiano Eller, Sidnei, entre outros.

Mas sem dúvidas o melhor zagueiro (DISPARADO) que vi atuando pelo Internacional, foi o paraguaio Carlos. Carlos era craque, predicado raríssimo entre os beques. Era tão craque que em 1998, foi eleito o melhor zagueiro da Copa do Mundo sem cometer uma falta se quer. Um zagueiro digno de vestir a camisa 10.

O homem que imortalizou a camisa 4 colorada, não teve sorte. Passou pela história do clube em uma das piores décadas vividas pelo Internacional, ganhou apenas um famigerado campeonato gaúcho em 1997, ao lado Christian, Fabiano, Arilson e cia.

Fico imaginando este cara jogando com Fernandão, Alex, D'Alessandro, Nilmar, Pato, Sóbis, Kleber, Sandro, Iarley, Tinga, Guinazú, Índio, Bolivar, Giuliano...Nossa, ufa!

Aiai, saudades do Carlos.

A nação colorada jamais esquecerá Carlos Alberto GAMARRA Pávon.

E era isso!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

É HORA DA GURIZADA!


Ainda é um mistério a atuação do Internacional no primeiro grenal da final do campeonato gaúcho. Estão atirando para todos os lados. Entre os diversos motivos da má fase colorada se aposta que Falcão não é treinador, que os jogadores estão de má vontade, que Bolivar é ex-jogador, que o Renan não serve, que o D'Alessandro pipoca, etc, etc, etc.

Mas afinal de contas o que realmente esta acontecendo?

Eu isento Falcão, da mesma maneira que muitas vezes isentei Celso Roth. O problema do Internacional não é treinador! Chegou no Beira-Rio a famosa "fadiga dos metais". É hora de renovação.

Jogadores que já conquistaram muito e não tem mais o que fazer pelo clube, futebol é cíclico. E o ciclo de alguns jogadores já terminou. Não vou entrar em nomes, para não ser repetitivo.

É necessário aliviar a folha de pagamento do clube, atletas que ganham 200, 300 mil reais e não apresentam futebol para ganhar 5 mil!

É o momento da base! Eu quero ver sangue no time do Internacional! É hora ver Juan, Moledo, Augusto, Ricardo Goulart, Alex, Sasha e outros jovens que tenham algum talento. Não acredito que o Rodrigo Moledo jogará menos que o Bolivar. Não é possível que o Ricardo Goulart fará pior que o ídolo Rafael Sóbis. Não tem como jogar menos! Não tem!

O Internacional é um time velho, cansado e viciado em um toque do bola improdutivo. É preciso mesclar juventude com a experiência, isso é uma regra básica do futebol. Desde que o mundo é mundo uma das fórmulas de sucesso de um time campeão é esta!

Da equipe titular que foi escalada para o grenal, existe apenas um garoto no time: Leandro Damião. Atualmente é o melhor jogador do Internacional. Vejam só, o único jovem da equipe é o melhor jogador do time neste momento. Oscar que vem pedindo passagem tem 19 anos!

Leandro que aterrorizou a zaga colorada ontem, tem 17 anos!

Alguém ainda tem dúvida que o Internacional precisa rejuvenescer seu time? Eu não.

E era isso!

ATITUDE




Sabendo que no futebol, cada um tem a sua opinião, e tudo junto não se aproveita nada!

Gostaria de colocar a minha, mais uma vez, em relação a escolha de Falcão como treinador do Internacional. E, para não parecer oportunismo, voltemos ao dia 11/04/2011. Um dia após o Inter ter anunciado o maior jogador do sul do país de todos os tempos, para o lugar do contestado Celso Roth. Eu postei aqui nesse blog o que eu pensava em relação a contração. Contestando justamente a qualidade de Falcão como técnico.

Pois bem, se para não nos contradizermos, preferirmos manter a elegância. Eu digo que estamos errados. Falcão tem culpa sim!!!

E, digo mais: Falcão e principalmente a direção que o contratou. É INADMISSÍVEL, PERDER PARA O GRÊMIO!!! Parem com essa história de que grenal é diferente, que não tem favoritos e todo o resto. O Gremio não existe cara!

São erro indiviuais gravissímos, um destempero descabido, tudo isso combinado por uma casamata despreparada, para dar equilíbrio de jogo a equipe, e sustentação emocional aos jogadores.

Já li várias vezes aqui no blog, até, que, esse elenco é o melhor da América. E, se realmente fosse o melhor, usando uma lógica, não interessaria o técnico, o time mesmo se resolveria, certo?...Errado!! O Inter tem um elenco falho, não temos: zagueiro, lateral direito, goleiro e outros. Muitos desses já chegaram ao final de seu ciclo no clube, e um exemplo é o Bolívar. Ele ERROU nos 2 primeiros gols do adversário. É mais fácil culpar o goleiro, claro...ele saiu mal. Mas, alguém que realmente jogue bola aqui, me falem se eu estou errado, mas quem tem que cortar aquela bola é o zagueiro. Ele não pode deixar o cara sozinho como ele deixou, se o goleiro saiu mal é consequência, Bolivar parou. Assim como fez no segundo gol, onde ele nem da o bote no cara e, tão pouco acompanha o atacante que passa as costas dele para fazer o gol da virada.

E, não esqueceremos o técnico. Por favor, se esse time do Inter é bom "no papel". Falcão nem nisso é técnico de verdade. Como eu havia postado: puro Circo, jogada de marketing, Falcão não sabe separar, ainda emoção da razão. Esta claro, que em momento de pressão ele não sabe se orientar como deve, e acaba mexendo errado. P... tirar o D'Alessandro! É brincadeira!

Falta atitude de profissional ao time colorado. Perder de virada dentro de casa, é imperdoável. Seja, Grêmio ou Peñarol.

Essa decisão ainda não acabou. E, teremos que ir com esse time mesmo, paciência. Mas as atitude, dos mais consagrados têm que existir. Falcão disse, quando chegou, que o time deveria mudar sua postura, não ser tão conivente com os resultados.

Então meu velho, só peço ATITUDE! Sermos campeões é que questão de honra!!

Fui claro?